Da Baía de Guanabara à Serra dos Órgãos: Conheça o Rio de Janeiro!

De ponta aponta, o Rio é um estado com diversão garantida para os turístas

  
  

As belas paisagens do Rio de Janeiro são conhecidas mundialmente. Na capital do estado, atrativos como a Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar, o Corcovado, o Morro da Urca e a Floresta da Tijuca são verdadeiros cartões postais que garantem que a cidade preserve sua relação com a natureza. A prática de atividades ao ar livre também faz parte da rotina dos cariocas e contamina positivamente quem visita o destino - não é a toa que o Rio de Janeiro é considerado o maior centro urbano de escalada do mundo.

O litoral fluminense também conta com as belezas da região de Angra dos Reis: são 365 ilhas - a mais famosa, Ilha Grande. No litoral sul do estado está Parati, destino que integra a Estrada Real, e é famoso pelos casarões e igrejas históricos. Já ao norte estão Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios – conhecidos pelas praias paradisíacas de areias brancas. No interior do estado, vale destacar a região serrana. O charme de Petrópolis, cidade cercada por montanhas e muito verde das áreas remanescentes de Mata Atlântica, e a imponência da Serra dos Órgãos não passam despercebidos por quem visita estes locais. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos abriga atrativos como o Dedo de Deus e a Pedra do Sino, além de ser muito procurado pela grande quantidade de trilhas que oferece. Estes são cenários de tirar o fôlego e ideais para prática de atividades de aventura e ecoturismo.

Observar pássaros na região de Petrópolis, escalar o Pão de Açúcar, mergulhar em Cabo Frio, surfar na Praia de Lopes Mendes, passear de jipe pela Serra da Bocaina, praticar tirolesa e arvorismo no Parque da Catacumba, cavalgar pelas fazendas na região de Cantagalo, caminhar pela Floresta da Tijuca ou pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos, pedalar pela orla carioca ou descer de rafting o Ribeirão das Lajes. Essas são apenas algumas das experiências que o turista pode vivenciar no estado.

Para quem quer curtir o Carnaval de maneira divertida e saudável, fica a dica: aproveite as atividades realizadas ao ar livre e em contato com a natureza. O Brasil tem centenas de opções para o viajante que busca atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

Quem viaja pelo Rio de Janeiro deve aproveitar e apreciar o litoral e também a região serrana: são vinte e oito empresas associadas à ABETA e uma Comissão Estadual. Para conhecê-los basta acessar http://www.abeta.com.br/pt-br/pgn.asp?id_pg=60&nivel=2

Fonte: ABETA

  
  

Publicado por em