Descubra o Piauí!

Com atrativos culturais, históricos e naturais, estado encanta os turistas que passam pela região

  
  
As condições favoráveis do Delta do Parnaíba atraíram uma regata internacional para o Piauí

Mesmo com apenas 66 quilômetros de litoral, o Estado do Piauí tem atrativos para todos os gostos. A referência é o Delta do Parnaíba, a 400 quilômetros da capital, Teresina. Até chegar ao Oceano Atlântico, o Rio Parnaíba percorre quase 1.500 quilômetros e passa por 47 municípios do Maranhão e Piauí.

O Delta do Rio Parnaíba é o único em mar aberto das Américas. Possui 2.700 m² e 83 ilhas e ilhotas, mas com o passar dos anos e o movimento das águas o número varia. Assim, a cada visita os turistas encontram um novo cenário na região. Os passeios de barco pelo Delta duram de três a quatro horas. Na mata e nos manguezais que acompanham o delta é possível ver exemplares da fauna da região – jacarés, iguanas, capivaras, tatus e até macacos, como o prego.

Outra atração do estado são as jóias artesanais de Pedro II, município localizado a 190 km de Teresina. A cidade, que é rica em pedras semipreciosas, ficou famosa por abrigar os únicos garimpos de opalas em solo brasileiro. Fora do Brasil, essas pedras são encontradas apenas na Austrália.

A extração de opalas é uma das bases da economia de Pedro II. Atualmente, a extração gera três mil empregos diretos na cidade, que exporta jóias e material bruto para Alemanha, Suíça e Estados Unidos. Tudo é feito por artesãos da cidade, que trabalham as pedras em prata. É possível encontrar peças a partir de R$ 30.

Já no Parque Nacional de Sete Cidades, que fica a 150 km do Delta, o visitante viaja no tempo e na imaginação ao se deparar com inscrições rupestres, testemunho deixado por antigas civilizações, e formações rochosas que sugerem várias figuras. Cerca de 80% do estado do Piauí é composto por sítios arqueológicos. Estudiosos acreditam que a região seja uma das mais antigas da América do Sul.

TURISMO NÁUTICO

Recentemente, o litoral piauiense também entrou para a rota do Turismo Náutico mundial, devido às suas condições favoráveis para navegação. A área é considerada um ponto estratégico na rota das maiores competições internacionais. Com apoio do Ministério do Turismo (MTur), o município de Luís Correia recebeu o Rally Ilhas do Sol, regata francesa com mais de 20 veleiros que, durante sete meses, percorre inúmeros países.

Este ano, o Estado entrou para a rota e recebeu mais de 80 velejadores, entre os dias 13 e 20 deste mês. Além de Luís Correia, as paradas em solo brasileiro também acontecem em Salvador, João Pessoa, Fernando de Noronha e Fortaleza. Agora, os barcos seguem para a Ilha de Marajó e depois Belém. Da capital paraense, as embarcações sobem o rio Amazonas até Alter do Chão e depois, em seguida, finalizam o percurso na Guiana Francesa.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em

Emanuel Oliveira

Emanuel Oliveira

28/02/2010 18:35:27
Já era hora do Brasil descobrir as nossas riquezas piauienses. Além dessas maravilhas do nosso estado você ainda pode visitar a cidade de Cristino Castro no sul do Piaui cerca de 600 Kms da capital Teresina onde você encontra o segundo lençol freático do mundo. Aqui você encontra piscinas naturais com águas jorrantes e inclusive medicinais, é também uma nova rota turistica para aqueles que adoram a natureza. Vale salientar que Cristino Castro já possui um grande suporte Hoteleiro com excelentes hotéis e pousadas com preços acessíveis.
Venha você também conhecer os poços jorrantes de Cristino Castro,Piaui.

Therezinha de Jesus Figueira de Barros

Therezinha de Jesus Figueira de Barros

28/02/2010 18:02:43
O Piaui é pouco conhecido e as agências de turismo não estimulam o interessado pela região. Sempre oferecem outra opção. Passam a idéia de que o estado não tem estrutura para receber o turista. Interesso-me por conhecer o Estado e a matéria foi muito interessante.

Ranier Nunes

Ranier Nunes

28/02/2010 17:44:33
Para aqueles que não conhecem, o Piauí é riquíssimo, sua culinária é excepcional, o povo é hospitaleiro e bastante inteligente, estudioso. Isso sim precisa ser conhecido pelo restante do país.

Aldemir Távora

Aldemir Távora

28/02/2010 16:43:10
Tenho muita vontade de conhecer o Delta do Parnaíba. Logo que estiver disponibilidade estarei lá. Irei de carro de Fortaleza até Parnaíba.

PERPÉTUA ALVES

PERPÉTUA ALVES

28/02/2010 15:59:06
O PIAUÍ É UM ESTADO LINDO, SÓ FALTA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA INVESTIR MAIS EM INFRAESTRUTURA E APROVEITAR MAIS O QUE TEMOS LÁ DE MAIS BELO.

Dos Santos

Dos Santos

28/02/2010 15:43:50
Não esqueçam de visitar a cidade de Parnaìba e sua praia, Pedra do Sal, além da Praia do Arrombado, Mararar e Macapá.

Nayara

Nayara

28/02/2010 15:04:18
O piauí é simplesmente lindooooo...para quem gosta de um turismo diferente e muito prazeroso. Recomendo!!!

JOSE PEREIRA

JOSE PEREIRA

28/02/2010 14:56:20
Eu, como Piauiense que sou, me sinto muito orgulhoso em ver uma materia como esta (divulgada em 24/02/2010) sobre minha terra natal, pois acho muito importante para o meu pobre estado, ver divulgado as suas atrações e belezas naturais para todo o Brasil e o mundo. Pois resido em São Paulo há mais de 20 anos.

Carlos nascimento

Carlos nascimento

28/02/2010 14:48:07
O que está precisando é conscientizar o governo e os que exploram o turismo no estado é que Luiz Correia deve ser o ponto de convergencia para os turistas que buscam o Delta, Lençois Maranhenses e Jericoacara, pois a cidade está no meio de todos estes destinos e a melhoria da infraestrutura e dos que atendemos turistas é prioridade zero.

Menezes

Menezes

28/02/2010 14:38:49
A cidade base de apoio para o turismo na região do Delta é a cidade de Parnaíba que fica localizada no norte do Piauí a 350 km da Capital Teresina. A cidade é dotada de bons hotéis e pousadas. Tem aeroporto internacional e suas estradas são todas asfaltadas e com ótima trafegabilidade. Contando também como ponto bastante positivo a amável receptividade de seu povo.

Emilia Lima

Emilia Lima

28/02/2010 12:51:19
Adorei a matéria, nós piauienses estamos de parabéns, e o Piaui é tudo isso e muito mais,"Piaui terra querida, filha do sol do Equador, pertence te a nossa vida, nosso sonho, nosso amor, as aguas do Parnaiba"... te amo meu Piaui...

Daisy Pires

Daisy Pires

28/02/2010 12:48:22
Adorei minhas viagens para Parnaíba, Delta, Sete Cidades, L. Correia. Os carangueijos, camarões, as pessoas...Na Praia Grande ficamos na Pousada Paraíso, da Teresa e do Chiquinho, maravilha!!! Moro em Salvador, mas adoramos ir prá lá.

Newton Bezerra

Newton Bezerra

28/02/2010 12:04:58
Esta rota dos velejadores internacionais que descobrem o charmoso Delta do Parnaíba no Piauí, seguindo para o litoral deslumbrante do nordeste, na sua rota, precisa ser informado de que na sua passagem por Pernambuco no litoral norte, existe um pequeno estuário, na Ilha de Itamaracá, formado pelo Canal de Santa Cruz, a Coroa do Avião, Praia do forte Orange, com deliciosas sinfonias marítimas e lagostas. O ritmo das cirandas de Lia, agradável Atelier do pintor Luiz Jasmin que mora a trinta anos, pintando suas paisagens e costumes, no sítio histórico de Vila Velha. -Local alto, de onde se avista a confluência do rio com o mar com belos veleiros, que descobrem este paraíso, mesmo pouco divulgado, mas fascinante. "A bientot".

Carlos

Carlos

28/02/2010 11:46:34
Conheço bem a região,e digo, vale a pena conhecer, principalmente a terra da Opala (Pedro II), terra de povo hospitaleiro e clima agradável.

Valdecy filho

Valdecy filho

28/02/2010 11:39:04
Realmente é uma beleza, quem não conhece vale a pena vir e conferir o que é bonito e natural e ecologicamente correto no estado do Piaui, não perca tempo e dinheiro em outros paises, venha conhecer a beleza do delta e muito mais.

OSVALDO MARQUES

OSVALDO MARQUES

28/02/2010 11:36:49
CARA ESTOU DE BOCA ABERTA....DEVE SER FANTASTICO, UM PASSEIO DESTE.....JA ESTOU ME PROGRAMANDO, VOU CONSULTAR UM AGENTE TURISTICO

Adriano

Adriano

28/02/2010 11:22:11
O Piauí é um estado muito lindo mesmo, já tive a oportunidade de visitá-lo.

Antônio Veloso Filho

Antônio Veloso Filho

28/02/2010 10:49:45
Parabens para os gestores publico.
Pois, essas fotos mostram um Piauí encantador.

GUSTAVO

GUSTAVO

28/02/2010 10:37:21
O ESTADO TEM ATRATIVOS MAS PRECISA DE MELHOR DIVULGAÇÃO, O PIAUI PERDEU A MAIOR PARTE DE SUA CULTURA PARA OUTROS ESTADOS DO NORDESTE, O BUMBA-MEU-BOI PERDEU PARA O MARANHÃO, O CEARÁ LEVA FAMA DA PRODUÇÃO DE CARANGUEIJO, CASTANHA DE CAJÚ E ATÉ A CAJUÍNA, O PIAUI É UM FANTASMA NÃO TEM CULTURA PROPRIA OU EXCLUSIVA,TALVEZ POR SUA LOCALIZAÇÃO GEOGRAFICA,UMA PENA.