Destino Campos Neutrais apresenta roteiro diversificado

A rota turística Campos Neutrais estará participando do 2º Salão de Turismo Cultural do 21º Festival do Turismo de Gramado.

  
  
Punta Del Diablo

A rota turística Campos Neutrais estará participando do 2º Salão de Turismo Cultural do 21º Festival do Turismo de Gramado. A região mais sul do Rio Grande do Sul tem sido, ao longo dos anos, um corredor de passagem para os turistas brasileiros que buscam os balneários uruguaios, tais como Punta del Este, a capital Montevidéo e a cidade histórica de Colônia do Sacramento. Assim como tem sido passagem também para uruguaios e argentinos que procuram o Litoral Norte do Rio Grande do Sul e os balneários de Santa Catarina.

Há três anos, os municípios de Santa Vitória do Palmar e do Chui vem trabalhando em parceria com o SEBRAE e a Universidade Católica de Pelotas na constituição de uma rota que faça o turista permanecer na região. Foi com esse intuito que surgiu a Rota dos Campos Neutrais - cujo nome foi inspirado pela história do destino, considerado território neutro na época das disputas entre Espanha e Portugal.

A rota teve seu pré-lançamento no 19º Festival do Turismo de Gramado, em 2007, e hoje encontra-se cadastrada na Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul e no Ministério do Turismo do Uruguay. Com roteiro diversificado, oferece produtos capazes de serem oferecidos o ano todo, tais como os descritos abaixo.

Turismo Rural: Estâncias Históricas do município, como Curral de Arroios.

Turismo Ecológico: Reserva Ecológica do Taim, Lagoas Mirim e Mangueira

Turismo de Sol e Praia: praias do Hermenegildo e do Cassino, Barra do Chui, Coronilla e Punta del Diablo

Turismo Histórico: Capilha, Fortalezas de São Miguel e Santa Tereza

Turismo de Compras: comércio de Rio Grande, Sta. Vitória e Chui e os freeshops de Chuy

Turismo Cultural: teatros, museus e bibliotecas de Rio Grande e Santa Vitória, Museo das Carretas

Turismo Científico: Museo de Arqueologia e Paleontologia Cel.Tancredo Mello

O Festival do Turismo de Gramado se realiza de 19 a 22 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Mais informações no site www.festivalturismogramado.com.br.

SALÕES:
· 7º Salão de Ecoturismo e Turismo de Aventura;
· 6º Salão de Tecnologia para o Turismo;
· 5º Salão de Turismo Rural;
· 4º Salão de Turismo Saúde;
· 3º Salão de Turismo Religioso, Místico e Esotérico;
· 2º Salão de Turismo Cultural;
· 1º Salão do Turismo GLS;

Fonte: Assessoria de Imprensa Marta e Silvia

  
  

Publicado por em

Araci souza

Araci souza

22/11/2009 10:48:18
Hoje lendo o nosso jornal DIARIO POPULAR on line,li uma reportagem sobre o ROTEIRO TURISTICO CAMPOS NEUTRAIS, e gostei muito. Confesso que nunca tinha ouvido falar, mais a diversidade de coisas oferecida, com certeza agrada todos os gosto, alem do mais tem a parte cultural divulgando muitas coisas que muita gente nem imagina que existe aqui na regiao. Alem das praias, temos turismo rural,ecologico, historico, compras, cultural e cientifico e portanto vale a pena conferir. Tem muita coisa bonita na regiao é só divulgar.