Destino Paraíba ganha visibilidade, atrai turistas e bate recordes de visitação

De janeiro até outubro desde ano, a Paraíba aumentou em 3,5% o número de turistas em relação a 2010

  
  

De janeiro até outubro desde ano, a Paraíba aumentou em 3,5% o número de turistas em relação a 2010. Os números são baseados nas Fichas Nacionais de Registros de Hóspedes (FNRH) e nos Boletins de Ocupação Hoteleira (BOH), computados pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). De acordo com os números da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, apresentou um crescimento de 21,2% nos nove meses de 2011, em relação ao mesmo período do ano passado.

O fluxo global de turistas, até outubro deste ano, foi de 1.175.375, e a estimativa da PBTur é que, até o final deste ano, a Paraíba receba cerca de 1,4 milhão de turistas, superando a marca alcançada em 2010. “Além das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, a Paraíba vem atraindo turistas de outros estados do país e também do exterior”, disse Ruth Avelino, presidente da estatal do turismo da Paraíba. Os visitantes estrangeiros, em sua maioria, provêm dos Estados Unidos e Europa.

Segundo a executiva, o crescimento do número de visitantes, tanto na alta quanto na baixa estação do ano, se deve à determinação do governador Ricardo Coutinho de priorizar a divulgação do potencial turístico do Destino Paraíba em eventos turísticos. De lazer e de negócios. Ruth Avelino destacou ainda o processo de dotar o Estado de infraestrutura, como as obras de melhoramento das rodovias, a busca de parceria para a ampliação dos aeroportos, a ampliação de companhias aéreas operando na Paraíba e o início das obras do Centro de Convenções de João Pessoa.

Durante todo este ano, a PBTur e o trade turístico participaram de quase todos os eventos nacionais, além de cinco internacionais. E também apoiou diversos eventos turísticos, como o Road Show Paraíba, a capacitação de gerentes das principais operadoras do Brasil (CVC, TAM, Trend, Visual e Shangri-la) e a captação de eventos em ação conjunta com o Convention Bureaux de João Pessoa e de Campina Grande.
Estas ações foram fortalecidas, segundo a executiva, em função de um intenso e contínuo trabalho que a PBTur vem realizando com a mídia, sobretudo a espontânea, em todo o país – a exemplo da realização de “fampress” com os principais veículos de comunicação do país.

O Destino Paraíba foi destaque em jornais como a Folha de São Paulo, Correio Braziliense, O Popular de Goiânia, A Tarde (Bahia), O Dia (Rio de Janeiro), Revista Esporte e Ação, TV Globo (e as afiliadas São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Tocantins), TV Record e TAM Nas Nuvens; os portais Uol, Terra e IG; além a mídia especializada em turismo, a exemplo do Panrotas, Viajar É Simples, Via G, e revistas de bordo, como TAM e Avianca, entre outros veículos de comunicação.

O diretor de Marketing da estatal do Turismo, Temi Cabral, explicou que a previsão é que em 2012 o trabalho de divulgação da Paraíba nos estados emissores de turistas do país seja ainda mais intensificado. “Quando todos os envolvidos trabalham de forma unificada há resultados satisfatórios. Não tenho dúvidas de que essa parceria se manterá no ano que vem”, disse.

Fonte: Governo de Pernambuco

  
  

Publicado por em