Destinos turísticos brasileiros ilustrados em 360º

Embratur inova na promoção turística internacional e desenvolve ferramenta para visualização dos principais atrativos turísticos das 12 cidades-sede da Copa do Mundo Fifa 2014

  
  
vídeo 360º, que utiliza uma tecnologia inovadora de captação de imagens com um diferencial: a visualização panorâmica e interativa dos atrativos turísticos locais

De olho nos turistas internacionais que virão para a Copa do Mundo em 2014, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) desenvolveu uma nova ferramenta para auxiliar a promoção dos destinos turísticos das 12 cidades-sede. É o vídeo 360º, que utiliza uma tecnologia inovadora de captação de imagens com um diferencial: a visualização panorâmica e interativa dos atrativos turísticos locais. A iniciativa de promover os destinos por meio dessa tecnologia é inédita no Brasil.

Até o momento foram produzidos vídeos de cinco cidades-sede (Rio de Janeiro, Salvador, Manaus, Cuiabá e Curitiba), incluindo seus arredores com potencial turístico. A intenção da Embratur é incentivar o turista estrangeiro a conhecer mais destinos, além daqueles onde os jogos serão realizados. Até o início do ano que vem, as outras sete cidades-sede serão contempladas e, ao longo do ano, as principais atrações turísticas de todos os estados brasileiros.

De acordo com o presidente da Embratur, Flávio Dino, é por meio da utilização de novas tecnologias que poderemos mostrar ao mundo uma imagem diferente. “Nossos atrativos turísticos são belos por natureza, temos opções diversificadas e podemos atender a diversos públicos. Agora precisamos reforçar nossa imagem em outros quesitos, como modernidade e avanço tecnológico”.

Os vídeos em 360º estão disponibilizados no site www.braziltour.com/360, no qual o internauta pode vivenciar uma experiência única: interagir com as imagens, como se estivesse visitando o próprio destino e direcionando a câmera para os locais de interesse.

Lançamento Internacional – Para promover a nova ferramenta no exterior, a Embratur vai fazer o lançamento internacional dos vídeos em 4 de outubro, em Bruxelas, durante a Europália, maior festival de cultura da Bélgica. É uma boa oportunidade para a promoção dos destinos brasileiros, já que neste ano o tema do evento é o Brasil e são esperados cerca de 2 milhões de visitantes.

O público presente no festival contará com uma estrutura montada exclusivamente para a exibição dos vídeos em 360 graus, onde serão distribuídos óculos especiais para a visualização. Com esses acessórios, será possível mudar a direção das imagens por meio da movimentação da cabeça, permitindo vivenciar a experiência de maneira completa.

O governo brasileiro, por meio do Ministério da Cultura, apoia a realização da Europália, festival realizado desde 1969 com 18 países homenageados. Nos últimos anos, Itália (2003), Rússia (2005), Europa (2007) e China (2009) foram as nações-tema do evento.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em