Dique do Tororó é uma das mais belas vistas da cidade de Salvador

Entre os muitos atrativos, local guarda grandes esculturas dos orixás, pistas de cooper, ciclovias e parques infantis

  
  

Com 110 mil metros quadrados, o Dique do Tororó é uma lagoa artificial criada entre o final do século XVII e o início do século XVIII para apoiar na defesa de Salvador, então capital do Brasil. Atualmente o local encanta pela beleza de sua paisagem, presença das imagens dos orixás, além de contar com pistas de cooper, ciclovias e parques infantis para o lazer de toda a família. Restaurantes e pizzarias também fazem parte do belo cenário. Barcos fazem a travessia de soteropolitanos e turistas. Pedalinhos atraem crianças e adultos. Tudo isso faz com que o Dique do Tororó concorra para ser um dos sete pontos mágicos da cidade.

A estudante Marília Sanches, 23 anos, costuma caminhar diariamente pelo local. "Enquanto ando, contemplo esta natureza maravilhosa", disse ao apontar para os gansos que estão presentes no cenário local. Segundo ela, o Dique é um ótimo ponto turístico da cidade. "Quase todos os dias vejo pessoas tirando fotos aqui, elas vêm conhecer e se encantam".

Mãe do pequeno Arthur de um ano e meio, a funcionária pública Adriana Lessa, 30 anos, disse que passou a frequentar a área com mais assiduidade depois do nascimento do filho.

As águas são ainda fonte de boas pescarias, como as praticadas pelo advogado Eduardo Batista, 35 anos. Ele costuma levar a filha de 11 anos para pescar no lago artificial. "É o nosso momento junto e de introspecção, depois vamos comer alguma coisa, que geralmente é uma pizza ali", disse.

Para deixar o ambiente ainda mais atrativo, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (Smec), promove o projeto Ruas de Lazer aos domingos.

A Susprev (Guarda Municipal) contribui para a segurança, ao cuidar do patrimônio público. Já a Transalvador coordena o fluxo de veículos. A limpeza é garantida pela Limpurb, que faz a coleta de lixo. A Sesp cuida da iluminação.

Para votar no Dique do Tororó como um dos sete pontos mágicos da capital baiana basta acessar o site da campanha.

Fonte: Secretaria de Turismo de Salvador

  
  

Publicado por em