Divulgação de pontos turísticos rende prêmio ao Paraná

Estado do Sul conquista quatro premiações do Programa de Regionalização do Turismo , promovido pelo Mtur

  
  

O Paraná ganhou o primeiro lugar na categoria ‘Material Promocional’ do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil, iniciativa do Ministério do Turismo (Mtur). As peças foram desenvolvidas a partir de uma parceria do Sebrae no Paraná com a Secretaria Estadual de Turismo, com o apoio dos municípios. A linha premiada foi lançada, durante café da manhã, nesta quinta-feira, no Hotel Bourbon, em Curitiba.

Os casos de sucesso serão apresentados no Núcleo do Conhecimento, no Salão do Turismo, no site do Programa de Regionalização do Turismo (www.turismo.gov.br/regionalizacao) e em outros documentos e projetos do Mtur.

O Sebrae/PR e a secretaria estadual de turismo foram os responsáveis pela captação de recursos e coordenação do projeto, além de terem participado de todo o desenvolvimento técnico das peças. “Ficamos satisfeitos com o resultado, pois nos garantiu uma premiação importante, além da divulgação do turismo paranaense para todo o País”, explica o coordenador estadual de Programas de Turismo e de Artesanato do Sebrae/PR, Aldo Cesar Carvalho.

A proposta do projeto foi desenvolver uma linha completa de divulgação, com identidade visual, integrando a promoção institucional com a comercialização do destino Paraná, com foco nos segmentos organizados nas regiões turísticas. O material é destinado tanto a operadores turísticos quanto aos turistas e contém informações sobre as os atrativos de cada região, locais para informações, sites, calendário de eventos de interesse turísticos, mapas detalhados de como chegar, o que fazer, onde dormir e onde comprar.

Aldo Carvalho afirma que a inclusão do elemento comercialização é muito importante na comunicação ligada ao turismo no litoral do Estado, acompanhando a promoção e a divulgação. “Esse material atende a uma demanda também do público que visita o Paraná sem o auxílio de uma operadora turística, fornecendo uma espécie de passo-a-passo da viagem. O turista tem mais facilidade para conhecer a região e consumir, incentivando a economia dessas localidades”, reforça.

O 4º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, organizado pelo MTur, que será realizado em São Paulo, entre os dias 1º e 5 de julho, premiará as regiões turísticas brasileiras que se destacaram no Programa de Regionalização do Turismo. O MTur recebeu 93 candidaturas de regiões turísticas de todo o Brasil, divididas em oito categorias, destacando-se 60 selecionadas. O Paraná foi um dos estados mais premiados, tendo se classificado entre os três primeiros colocados, em quatro categorias.

Além de o Estado vencer a categoria ‘Material Promocional’, São José dos Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba, ficou em 2º lugar em ‘Gestão de Destinos Turísticos’ e Curitiba com o 3º lugar em ‘Sustentabilidade Ambiental em Município’. O Projeto Turismo no Litoral do Paraná – Emoções o Ano Inteiro, apoiando a organização e fortalecimento da Adetur Litoral (governança do projeto), ganhou o 2º lugar no Brasil como exemplo de sucesso de ‘Planejamento e Gestão do Turismo Regional’.

Segundo a consultora do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, a premiação fortalece o trabalho da Adetur Litoral, que é desenvolvido desde o início de 2005. “Esse tipo de iniciativa estimula a gestão regional ligada ao turismo e valida o trabalho que já está sendo feito, dando credibilidade às ações realizadas no litoral paranaense”, assinala.

Serviço:
Assessoria de Imprensa Sebrae/PR - (41) 3330-5895 ou 9962-1754

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

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