Domingos Leonelli é o novo presidente do Fornatur

Secretário de Turismo da Bahia terá como vice-presidentes os dirigentes de Turismo dos estados do Amazonas e do Rio de Janeiro

  
  

O secretário de Turismo do estado da Bahia, Domingos Leonelli, assumiu, no fim da manhã desta sexta-feira (17), em Foz do Iguaçu (PR), a presidência do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Em seu discurso de posse, Leonelli defendeu o reconhecimento do turismo como atividade estratégica para o desenvolvimento do país e o comprometimento das políticas estaduais com o novo Plano Nacional de Turismo 2011-2014.

Segundo ele, o papel político do Fornatur é conjugar responsabilidades e desafios. “Somos o setor que mais produz empregos, um setor indutor da economia. As secretarias precisam estar profundamente integradas para que sejam protagonistas do fortalecimento de todas as regiões turísticas do Brasil”, destacou.

O ministro do Turismo, Pedro Novais, congratulou Leonelli e os novos vice-presidentes, Ronald Ázaro (Rio de Janeiro) e Oreni Braga (Amazonas). “Nós nos orgulhamos das conquistas no setor, mas precisamos olhar com atenção para os desafios que temos pela frente. A Espanha possui um quinto da população brasileira, no entanto, tem 10% da sua economia provida pelo turismo. Isso significa que temos muito o que fazer e avançar”, comparou.

Novais disse, ainda, que a vitória da Copa do Mundo de Futebol Fifa 2014 dependerá da qualidade dos serviços que o país vai oferecer. “Não é um estado, ou outro, é o conjunto de receptivo, de hospitalidade, eficiência e profissionalismo que nos fará vencedores”, garantiu.

Ele disse também que a eleição unânime, em chapa única, vai facilitar a produção de consenso político e o trabalho integrado entre os estados. “O Ministério do Turismo depende do Fornatur para implantar medidas de ordenamento e regulamentação do setor que serão vitais a partir deste momento”, conclamou. A portaria que institui o novo Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem, um dos primeiros passos nessa direção, deve ser publicada no Diário Oficial da União na próxima semana.

Vice-presidentes regionais eleitos
Região Sul: Faisal Saleh, secretário de Turismo do Paraná
Região Norte: Adenauer Góes, presidente da Paratur
Centro-Oeste: Luis Otávio Neves, secretário de Turismo do Distrito Federal
Nordeste: Ramzi Elali, secretário de Turismo do Rio Grande do Norte
Sudeste: dividida entre Alexandre Passos, secretário de Turismo do Espírito Santo, e Agostinho Patrus Filho, secretário de Turismo de Minas Gerais

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em