É feriado em Floripa!

Aos 286 anos, a Ilha da Magia tem no turismo sua principal renda

  
  
Para quem aprecia bons produtos e preços baixos, o Mercado Publico é programa mais que obrigatório

Nesta sexta-feira (23), a capital de Santa Catarina comemora 286 anos de história... E que história! Detentora de uma beleza singular e de uma imensa riqueza cultural, Florianópolis também é conhecida como a ‘Ilha da Magia’.

E não é para menos: uma das três ilhas-capitais do Brasil, ao lado de São Luís (MA) e Vitória (ES), Floripa é, segundo a ONU, a capital brasileira com melhor índice de desenvolvimento humano, e a quarta cidade brasileira com a melhor qualidade de vida. É a capital turística do Mercosul, e garante nessa área uma das suas principais fontes de renda. Afinal, seu formato - com uma parte insular (ilha de Santa Catarina) e outra parte continental - atrai turistas do mundo inteiro, principalmente no verão.

Esporte é outro ponto forte da cidade, seja por ser um cenário nacional do rugby ou um dos maiores centros de tênis de mesa do Brasil. Sem falar em futebol, remo e vôlei. Um passeio muito procurado como atividade esportiva é o mergulho livre, realizado na Ilha do Campeche. Para quem curte a natureza com um pouco de adrenalina, são recomendadas visitas à Gruta da Praia Brava e à Gruta do Rei, fora às águas termais, dunas, cachoeiras, parques e áreas de camping.

No que diz respeito aos símbolos da cidade, citamos a Ponte Hercílio Luz, primeira ligação rodoviária entre a ilha e o continente, e hoje cartão-postal da cidade, já que o mirante situado à cabeceira insular proporciona uma das mais belas vistas panorâmicas do centro da cidade. Além da ponte, o turista que visita Floripa precisa conhecer a bela e centenária figueira, situada na Praça XV de Novembro, que reúne superstições e simpatias ao seu redor.

Um pedacinho de terra no mar, rodeado por praias para todos os gostos. Agradando os que procuram tranquilidade, e também aos surfistas, passando pelos amantes da pescaria. De norte a sul, sua orla conta com boa infraestrutura. Jurerê, Canasvieiras, Ingleses e Armação fazem parte dessa capital paradisíaca.

Outro passeio imperdível é na Lagoa da Conceição, a 13 km do centro. É o ponto mais badalado, lotado no período da noite. Na Avenida das Rendeiras, ainda na Lagoa, pode-se comprar as rendas de bilro, feitas pelas moradores.

Esse paraíso do litoral brasileiro é dotado de fortes traços da cultura açoriana em suas edificações, seus artesanatos, no folclore, na culinária e nas tradições religiosas. Floripa carrega um enorme currículo cultural. São cinco fortalezas e sete principais igrejas, além de teatros, galerias e museus, fora os 12 parques municipais registrados pela prefeitura.

Aqueles que procuram destinos mais culturais têm lugar certo na ‘Ilha da Magia’, a começar pelo centro histórico da cidade. Depois, vale a passada pela Praça XV de Novembro, o principal ponto de convergência da capital. A ‘Casa de Vitor Meireles’, a ‘Casa da Alfândega’ e a ‘Catedral Metropolitana’ devem ser incluídas no roteiro. Os ‘Sobrados Oitocentistas’ - na Rua Fernando Machado e na Praça XV - é um conjunto tombado pelo município, que também carrega muita história e beleza.

Para quem aprecia bons produtos a preços baixos, o ‘Mercado Publico’ é mais que obrigatória. A cidade também tem sua academia de letras, denominada ‘Academia Desterrense de Letras’, no Centro Integrado de Cultura, que abriga a maior biblioteca e mais antiga do estado, a ‘Biblioteca Pública de Santa Catarina’.

Como as comemorações começam nesta sexta-feira, a programação de aniversário fica mais movimentada, com inaugurações, homenagens, shows, autorizações para novas obras, competições e outras atividades, estendidas até o próximo dia 31.

A 'Churrascaria Ataliba', tradicional da cidade, vai promover um cardápio açoriano durante o almoço e o jantar desta sexta. Além disso, uma maratona cultural com mais de 220 apresentações gratuitas ocorrerão na capital.

Durante a semana, a Prefeitura Municipal vai inaugurar a ‘Beira-mar Continental’, com 2,3km de extensão e três faixas; entrega a ‘Creche Poeta Cruz e Souza’ à comunidade de Areias (sul da Ilha); e a revitalização de acesso ao Sambaqui (norte da Ilha).

Na sexta-feira (23), a população ganhará o ‘Centro de Saúde’, com consultórios médicos, odontológicos e salas de enfermagem, no Parque Coqueiros. E no mesmo lugar, acontece o ‘Corte do Bolo’.

No dia 24, uma surpresa para os amantes da bicicleta: a iluminação em led da ciclovia da Beira Mar Norte. Às 12h, o lançamento da pedra fundamental para construção do Heliponto Público - Beira Mar Sul. Já os adoradores do futebol se divertirão com a disputa do ‘Troféu 286 anos cidade de Florianópolis’, com o jogo Figueirense x Chapecoense, no Estádio Orlando Scarpelli.

No domingo (25), a ‘Meia Maratona Internacional de Florianópolis – Beira Mar Norte’. E na quarta (28), show com a dupla Vitor e Leo (com gravação de DVD), na Beira Mar Continental. Para encerrar, dia 31, a ‘Fundação Franklin Cascaes’ recebe a ‘Maratona Fotográfica de Florianópolis’.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em