Em busca de superação

Índice de Competitividade do Turismo Nacional avaliou infraestrutura, acesso, atrativos turísticos, aspectos culturais, ambientais e sociais de 65 destinos brasileiros

  
  
São Paulo (SP) levou a melhor nota entre as capitais em Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Monitoramento e Economia Local

São Paulo (SP) e Foz do Iguaçu (PR) obtiveram as melhores notas no Índice de Competitividade do Turismo Nacional – Relatório Brasil 2010. O estudo, realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), desde 2008, avaliou 13 critérios (ou dimensões) nos 65 destinos considerados indutores pelo Ministério do Turismo (MTur).

São Paulo (SP) levou a melhor nota entre as capitais em Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Monitoramento e Economia Local. Já Foz do Iguaçu (PR), destacou-se, entre as não-capitais, em Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Marketing e Promoção do Destino, Monitoramento e Capacidade Empresarial.

A capital Porto Velho e o município cearense de Jijoca de Jericoacoara foram os destinos que mais evoluíram quando comparados os estudos de 2009 e 2010.

Segundo a coordenadora-geral de Regionalização do MTur, Ana Clévia Guerreiro, o estudo é um importante instrumento de planejamento e gestão. “A ideia é que, a cada ano, ao terem conhecimento dos seus pontos fortes e fracos, os destinos possam se superar”, explica Guerreiro.

Entre as dimensões avaliadas pelo estudo estão: Infraestrutura Geral, Aspectos Ambientais, Aspectos Culturais, Atrativos Turísticos, Acesso, Economia Local, Aspectos Sociais, Capacidade Empresarial, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Serviços e Equipamentos Turísticos, Marketing e Promoção do Destino e Monitoramento.

Relatório Brasil 2010 – O Índice de Competitividade do Turismo Nacional – Relatório Brasil 2010 mostra que o país está ficando cada vez mais competitivo como destino turístico. Segundo o estudo, neste ano, o Brasil atingiu a média geral de 56 pontos, em uma escala de 1 a 100, superando os 52 registrados em 2008.

Fonte: AD Comunicação & Marketing

  
  

Publicado por em