Em Mato Grosso, a Copa em forma de desenhos

Pintando a Copa beneficiará 95 mil alunos da rede pública

  
  
Educação, esporte e cidadanIa: uma tabelinha de sucesso em MT

Uma das 12 cidades-sedes escolhidas para a Copa do Mundo de 2014, Cuiabá quer incentivar a criatividade dos alunos da rede pública por meio da pintura e do desenho. A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) lançou, nesta terça-feira (13), o projeto ‘Pintando a Copa’, que pretende envolver cerca de 95 mil alunos do ensino fundamental.

O objetivo é envolver alunos, pais e professores, além de propiciar a integração da comunidade escolar e contribuir para o sentimento de cidadania. A ação - que vai premiar os melhores desenhos com o tema Copa do Mundo - nasceu da parceria entre a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e a Secopa, em conjunto com as prefeituras de Cuiabá e de Várzea Grande.

O ministro do turismo, Gastão Vieira, afirma que iniciativas como a de Mato Grosso deveriam acontecer em todo o Brasil: “O projeto é a junção das principais características do desenvolvimento de um país: educação, participação da família e esporte. Os três, quando lado a lado, sempre trazem bons resultados”.

O concurso será dividido em quatro categorias. Três destinadas aos alunos e uma às escolas. A primeira será para os alunos entre o 1º e 3º ano do ensino fundamental; a segunda, do 4º ao 6º ano; a terceira, do 7º ao 9º ano; e a quarta, às escolas - que deverão desenvolver atividades de sensibilização e mobilização sobre o tema.

O assessor especial da Secopa e responsável pelo projeto, Agripino Bonilha, justificou a criação do ‘Pintando a Copa’: “A Copa não é só do governo, a sociedade também faz parte. Por isso é necessário que pais e filhos tenham responsabilidade social, seja no tratamento do lixo, no plantio de uma árvore ou em ações que pensem na organização da cidade”.

A escola que desenvolver o melhor plano de sensibilização e mobilização de seus alunos sobre o concurso será premiada na categoria ‘Escola Cidadã na Copa’. A participação das escolas é voluntária e pode ser feita por meio de inscrição e detalhamento das ações desenvolvidas com os alunos.

Os três vencedores de cada categoria serão premiados pelo governo com notebooks, TVs LCDs e câmeras digitais. “Além das premiações, os vencedores poderão levar seus pais para um dos quatro jogos da Copa que ocorrerão em Cuiabá. Os ingressos serão fornecidos pelo governo do estado”, antecipou Bonilha.

As informações estarão no site www.cuiaba2014.mt.gov.br. Lembrando que as categorias serão realizadas individualmente para Várzea Grande e para Cuiabá.

Os alunos participantes receberão kits com cartilhas e informações sobre a Copa do Mundo. Nelas, haverá histórias em quadrinhos, nas quais os personagens conversam sobre as atitudes que devemos ter para cuidarmos melhor das cidades, além de folder explicativo do projeto.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março. A seleção dos trabalhos premiados será no dia 22 de junho e o evento de premiação no dia 28 do mesmo mês.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em