Embratur aproveita Pan para promover o Brasil no exterior

A promoção e fortalecimento do Brasil como destino qualificado para receber grandes eventos esportivos internacionais é uma prioridade para o Ministério do Turismo que, por meio da Embratur, tem aproveitado a participaç&

  
  

A promoção e fortalecimento do Brasil como destino qualificado para receber grandes eventos esportivos internacionais é uma prioridade para o Ministério do Turismo que, por meio da Embratur, tem aproveitado a participação em feiras e seminários internacionais para divulgar a realização dos Jogos Pan-americanos no Brasil.

México, Argentina, Peru, Estados Unidos, Paraguai, França, Espanha, Alemanha, Rússia, Suécia, Itália, Colômbia, Uruguai, Inglaterra, Portugal e Canadá foram países que receberam, nos últimos dois anos, ações específicas de promoção do Pan, com distribuição de brindes e folhetos informativos e divulgação do evento entre operadores e agentes de viagem.

Nos países latino-americanos, a Embratur colocou a estrutura dos estandes de promoção do Brasil à disposição do Comitê Organizador do Jogos para a escolha dos Embaixadores Oficiais Rio 2007, tornando-se parceira desta ação. Vários países elegeram um atleta de renome nacional como embaixador do Pan que, além de receber um certificado internacional, foi incumbido de divulgar e promover o maior evento esportivo das Américas em seu país.

O saltador mexicano Fernando Platas (medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sidney), o velejador argentino Carlos Maurício Espínola (três vezes medalhista em Jogos Olímpicos), o arremessador de peso chileno Gert Weil (quatro vezes medalhista pan-americano), jogador de futebol paraguaio Carlos Gamarra (medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas), a ciclista colombiana Maria Luisa Calle (medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas), a jogadora de softball norte-americana Lisa Fernandez e o nadador peruano Jimmy Eulert (bicampeão paraolímpico – Atlanta e Sidney) são os embaixadores eleitos nas feiras internacionais que contaram com a participação da Embratur.

Marca e estande do Brasil no Pan

A Embratur orientou a organização do evento sobre a correta utilização da Marca Brasil em ambientes oficiais dos Jogos Pan-americanos, nos produtos utilizados na Vila Pan-americana e nos uniformes de competição dos atletas brasileiros - já que a Marca Brasil faz parte da estratégia de posicionamento da imagem do País no exterior.

Além das ações pré-evento, a Embratur fará a divulgação e promoção do Brasil como destino turístico durante o Pan. A estratégia é investir em ações que atinjam um público qualificado, com grande potencial de reprodução da mensagem em seu país de origem. Desta forma, foi montado, na Vila do Pan, o estande Brasil Sensacional. No local circularão – antes, durante e depois do evento – milhares de atletas, membros das comissões técnicas, dirigentes esportivos e jornalistas nacionais e estrangeiros.

Investimento em eventos esportivos

Com os Jogos Pan-americanos, o Brasil se fortalece como destino internacional para realização de eventos esportivos de grande porte. Além de sediar o Pan, a cidade do Rio de Janeiro receberá os Jogos Mundiais Militares em 2011 e é candidata aos Jogos Olímpicos de 2016. Com a escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo em 2014, várias cidades do País serão capacitadas para receber novos eventos esportivos, impulsionando toda a cadeia produtiva do turismo.

A vocação do Brasil como destino de eventos e negócios foi confirmada pelo ranking da ICCA (International Congress & Convention Association), a mais importante entidade internacional do segmento de eventos: o país saltou da 19ª posição (2003) para a 7ª posição (2006) entre os destinos que mais recebem eventos no mundo – mantendo-se líder na América Latina e segundo lugar nas Américas.

Fonte: Embratur

Del Valle Editoria

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