Emoção, história e diversão nas areias do Ceará

Para quem gosta da natureza, praia, sol e emoção, a Rota das Falésias, Cenário de Cores, no Ceará, surge como uma excelente opção.

  
  
Areias coloridas naturalmente criam um cenário paradisíaco no litoral do Ceará. Rota Falésias, Cenários de Cores é ideal para os amantes da natureza

Um passeio pelas falésias de areias colorias com direito a muita diversão no maior parque aquático da América Latina e emoção nos passeios de buggy pelas dunas de areias brancas. Para quem gosta da natureza, praia, sol e emoção, a Rota das Falésias, Cenário de Cores, no Ceará, surge como uma excelente opção. Ele apresenta um roteiro integrado dos municípios do litoral leste do estado e pólo turístico de Canoa Quebrada.

Além da beleza natural, o visitante terá contato com história local, a gastronomia e o artesanato feito principalmente em cerâmica e cipó. Faz parte da programação uma visita à propriedade rural centenária que deu origem ao município de Beberibe. Ainda em funcionamento, ela possui uma casa de farinha ainda em produção, fabrica queijos e doces, pinga de alambique e engenho de cana-de-açúcar.

O cenário paradisíaco salta aos olhos durante o passeio de buggy apontado pela imprensa especializada como o mais bonito do Brasil. Para os amantes de aventura, os motoristas especialmente treinados oferecem a opção. Para evitar acidentes é recomendável contratar o serviço dos profissionais credenciados pelos órgãos oficiais de turismo do estado.

A programação definida prevê uma viagem de oito dias e sete noites, com saídas garantidas a qualquer dia da semana, exceto no Natal, reveillon, carnaval e Páscoa. O passeio engloba os municípios de Aquiraz, Cascavel, Beberibe, Aracati e Icapuí.

Maria Maviniê de Oliveira Mota

As mãos habilidosas da artesã transformam grãos de areia em pinturas da paisagem local. O trabalho impressiona pelo detalhe e precisão. Ele pode ser feito em garrafas de diversos tamanhos, jarros e mesas. As peças que mais têm saída são os chaveiros e imãs de geladeira com pequenas garrafas.

De acordo com a mestre artesã, o mais difícil inicialmente é aprender a segurar a palheta, feita geralmente de arame reciclado, como aro de bicicleta. A matéria-prima é a areia retirada principalmente do litoral leste, das praias de Morro Branco e Canoa Quebrada, sob a fiscalização do Ibama.

Para atingir cores não naturais, como o verde e o azul, a tareia é pintada com tinta comum a base d’água. O material segue para secagem, depois passa por um pilão e, por último é penerado num tecido.

Aquiraz
Primeira capital do Ceará é guardiã de um rico patrimônio histórico e arquitetônico. Seus principais atrativos são 36 km de praias (Porto das Dunas, Prainha, Presídio, Iguape, Barro Preto e Batoque) e o complexo turístico Beach Park/Aqua Park, uma das principais atrações do Ceará. Trata-se do maior parque aquático da América Latina, contando, entre outros, com serviços de bar, restaurante, equipamentos para práticas de esportes náuticos, buggys e ultra-leves. A cidade é famosa, também, pelas suas rendeiras.

Cascavel
Cascavel oferece ao turista, belas e aconchegantes praias, além de ótima culinária e artesanato bastante variado, principalmente, de cipó e de cerâmica. As praias são abundantes em peixes de grandes variedades, lagostas, camarões sendo a Sardinha o peixe de maior destaque.
A praia de Águas Belas é uma ótima atração, ela é cortada pelo Rio Mal Cozinhado que deságua no mar, formando uma paisagem deslumbrante. Esse rio separa a praia de Águas Belas da praia de Barra Velha.

Beberibe – Cerca de 47.000 habitantes
Cidade originada a partir do Sitio Lucas no começo do século XIX, possui dunas, lagoas de água doce, coqueirais, areias coloridas, muito sol e praias exóticas. Seus verdes mares contrastam com as fontes de águas cristalinas e potáveis que brotam das falésias à beira mar. Destaque para Monumento Natural das Falésias em Morro Branco e Praia das Fontes. Existe uma gruta nas pedras chamada de 'Mãe D`Água', com uma fonte em seu interior, que somente se alcança na baixa-maré, cujas águas os nativos afirmam rejuvenescer.

Aracati – Cerca de 62.000 habitantes
Patrimônio Arquitetônico tombado pelo IPHAN com edificações do século XVIII e residências com azulejos da época colonial. Porém, a maior atração do município é a Praia de Canoa Quebrada, conhecida internacionalmente, tem uma das noites mais animadas no Estado. Na Broadway, principal rua da vila, restaurantes, bares e boates se misturam numa profusão de ritmos. Além das belezas naturais, a praia oferece esportes de aventura. Majorlândia, Lagoa do Mato, Quixaba e Retirinho são também exemplos de praias que encantam pela beleza.

Icapuí – Cerca de 17.200 habitantes
Famoso pelas praias Ponta Grossa, Redonda e Tremembé, o município é conhecido pela pesca e exportação da lagosta, especialidade da culinária local, e pela beleza das dunas de areias coloridas. As praias são calmas, ideais para banho e algumas quase intocadas. Em trechos do litoral, existem salinas, devido a alta salinidade da água do mar e o sopro forte e constante dos ventos. E em certos caminhos de acesso à praia de Redonda é possível ver alguns equipamentos da Petrobrás, que explora petróleo na região.

Fonte: Salão Nacional do Turismo

  
  

Publicado por em