Empresa Formal, Turismo Legal chega a Porto Alegre

O Movimento Turismo Legal fica até sexta-feira (20) na capital gaúcha, para orientar o público sobre formalização e empreendedorismo

  
  

O Projeto Empresa Formal, Turismo Legal, convênio estabelecido entre a Fundação Universa e o Ministério do Turismo, com o apoio institucional do Sebrae Nacional, será lançado em Porto Alegre (RS) na próxima quarta-feira (19), no Novotel. O programa tem como objetivo promover a formalização das empresas e profissionais do setor de turismo.

O Movimento Turismo Legal, uma das ações do projeto, chegou na segunda (17) e ficará até sexta (20) na capital gaúcha, a fim de orientar o público sobre a formalização de empresas e empregos, e sobre como se tornar um microempreendedor individual. Na ocasião também será distribuído material informativo sobre a documentação necessária para o cadastro no Cadastur (Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam no Setor de Turismo).

Ainda no dia 19, será realizado o Dia do Empresário Legal. O evento é destinado às empresas informais, que operam nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo. A programação inclui palestras ministradas por especialistas e representantes de entidades sobre temas como a Formalização de Empresas e Empregos; Oportunidades com a Formalização e Procedimentos para Formalização das Atividades Turísticas no Brasil.

Além disso, o encontro contará com a presença do judoca João Derly, campeão mundial brasileiro de judô, que irá compartilhar com os participantes, experiências e informações vivenciadas dentro do esporte. O Sebrae será responsável pela palestra “Microempreendedor Individual”. Também está prevista uma apresentação das “Linhas de crédito para o Turismo no Brasil”.

O QUE É - O programa Empresa Formal, Turismo Legal é destinado às empresas e prestadores de serviços turísticos, com atuação nos segmentos de Alimentação Fora do Lar (garçons, auxiliar de garçom, atendentes, feirantes e vendedores ambulantes de produtos alimentares); Transportes (recepcionista de locadoras, motoristas de ônibus de turismo e taxistas); Receptivos Locais (agente de viagem, operador de turismo e guia de turismo); Meios de Hospedagem (mensageiro, capitão, porteiro, recepcionista e governanta); Entretenimento (monitores, condutores e atendentes); Negócios e Eventos (recepcionistas, atendentes e tradutores), entre outros.Assessoria de Comunicação do MTur.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em