Empresários se unem para criar associação de apoio ao turismo em Roraima

A previsão é que, até março do próximo ano, o Convention Boa Vista já esteja em pleno funcionamento

  
  

A partir do primeiro trimestre do próximo ano, Roraima poderá contar com mais uma instituição de apoio e fomento ao turismo no Estado. Composto por vários empresários do segmento e profissionais liberais, o 'Convention & Visitors Bureau - Boa Vista' tem como missão congregar as empresas ligadas ao setor e auxiliá-las no incentivo ao turismo na região e colaborar na sustentabilidade dos negócios.

Para sensibilizar o maior número de empresários para apoiar a idéia, o Sebrae realizou no dia 29 de outubro, última quinta-feira, a palestra 'A importância do Convention Visitors Bureau no desenvolvimento do turismo de Roraima', ministrada pelo especialista Luiz Bramante. A palestra foi acompanhada por empresários, estudantes e profissionais liberais interessados no assunto.

Antes de explicar o que é o Convention Bureau, Bramante fez uma breve explanação sobre a evolução do turismo no Brasil e no mundo, demonstrando, por meio de números oficiais, que o turismo é um mercado em expansão e promissor, como uma das maiores fontes de geração de riqueza do mundo. Foi falado ainda sobre Conceito de Turismo, Mercado do Turismo, Segmentação do Turismo, Turismo de Negócios e Eventos.

O turismo hoje movimenta cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Em 2008, de toda a riqueza produzida no Brasil, o setor foi responsável por 2,6% do PIB, com a circulação de mais de cinco milhões de turistas. Para este ano, a expectativa é que o setor cresça 10,8%, apesar das previsões pouco animadoras e da crise mundial, segundo informações da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur).

Convention Bureau

Luiz Bramante justifica que, para aproveitar todo o potencial econômico do setor, é importante que o empresário esteja preparado. Ele acredita que a associação é um passo importante, tanto para o empresário quanto para o desenvolvimento da região.

Bramante define o Convention como uma associação composta de empresários e profissionais liberais, sem fins lucrativos, criada para captar eventos para a localidade e dar suporte na área de turismo.

“Convention seria evento, reunião, visitors – receptivo, ou seja, agências e bureau, escritório”, resume. Ele destaca o grande apoio que o Sebrae tem dado aos empresários para implementação do Convention em Boa Vista, que reforça um dos focos de atuação da instituição que é promover o empreendedorismo e o associativismo. “O Sebrae tem sido o grande parceiro desse grupo, e é bom que os empresários aproveitem a oportunidade”, recomenda.

Entre as principais vantagens de ser um dos associados é participar de um grupo organizado, ter acesso a informações privilegiadas do setor, promoção da empresa em diversos veículos de comunicação, por meio do selo de qualidade Convention Bureau, o que dará visibilidade e credibilidade à marca da empresa.

Implantação

A previsão é que, até março do próximo ano, o Convention Boa Vista já esteja em pleno funcionamento. A informação foi repassada pelo empresário e membro da diretoria transitória Magno Souza. Segundo Magno, apesar de Roraima ainda não dispor de uma associação nessa área, o processo de implantação está em fase adiantada. “Estamos em fase de arregimentação e sensibilização de empresários. Em seguida vamos elaborar o estatuto, realizar a eleição da nova diretoria e com isso partir para o planejamento das ações estratégicas”, disse.

O empresário, que também é proprietário de uma agência de viagens, vislumbra grandes oportunidades de negócios para o turismo na região, principalmente com a possibilidade de Roraima, sobretudo Boa Vista, se tornar subsede da Copa do Mundo de 2014. “Precisamos nos organizar para aproveitar a movimentação turística em torno do evento e explorar o potencial turístico e a visibilidade mundial para nosso Estado”, avalia.

Serviço: Sebrae/RR - (95) 3623-0181

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em