Começa o Encontro das Baías Mais Belas do Mundo

Única brasileira no Clube das Baías Mais Belas do Mundo, a Praia do Rosa (Imbituba/SC) sedia, de 14 a 17 de setembro, o I Encontro das Baías Americanas

  
  
Encontro das Baías Mais Belas do Mundo

Encontro das baías americanas e semana da Baleia Franca movimentam a Praia do Rosa, no município de Imbituba Santa Catarina - Popular Catarinense
Única brasileira no Clube das Baías Mais Belas do Mundo, a Praia do Rosa (Imbituba/SC) sedia, de 14 a 17 de setembro, o I Encontro das Baías Americanas, reunindo os destinos que fazem parte desta associação no continente americano. O evento coincide com a Semana Nacional da Baleia Franca.

Desde 2003 - quando se tornou a única baía brasileira no Clube das Baías Mais Belas do Mundo (www.world-bays.com) - a Praia do Rosa tem articulado importantes eventos. Em 2007, sediou o congresso mundial da associação e, há dois anos, o representante local, Enrique Litman, assumiu a vice-presidência do Clube para as Baías Americanas. “Este evento está sendo planejado há bastante tempo e queríamos que ele coincidisse com a Semana da Baleia Franca”, introduz Litman, se referindo ao I Encontro das Baías Americanas, que acontece de 14 a 17 de setembro. A sede do evento é o Ecoresort Vida Sol e Mar (Praia do Rosa/Imbituba/SC). Canadá, Colômbia, Chile, Argentina, Uruguai, entre outros, já confirmaram presença.

Na abertura está previsto concerto da Camerata de Porto Alegre e jantar de boas-vindas aos participantes. A programação marca, também, a abertura oficial da 15ª Semana Nacional da Baleia Franca.

Na manhã de quinta-feira (15), palestra do Instituto Baleia Franca (IBF), e em seguida o passeio de observação de baleias (whale watching). No retorno, é a vez do lançamento da pedra fundamental da Casa do Clube das Baías mais Belas do Mundo, em parceria com o IBF. Mas é à tarde que tem início os trabalhos do Encontro, com as apresentações dos projetos de cada um dos participantes.

Na agenda do dia 16, sexta-feira, além dos eventos sociais, está prevista trilha ecológica pelo Caminho do Rei (Praia do Rosa) até Ibiraquera, com reconhecimento da flora e fauna locais e avistagem de baleias por terra.

No último dia do evento, apresentação do projeto “Rosa 2020” – com vistas à preservação e turismo sustentável -, conclusão dos trabalhos e redação da Carta de Imbituba. Passeio de Maria Fumaça até Laguna, para observação dos golfinhos nos Molhes da Barra, e jantar de encerramento finalizam o Encontro.
O evento conta com o apoio do Ministério do Turismo, EMBRATUR, Governo do Estado de Santa Catarina e Prefeitura Municipal de Imbituba.

O CLUBE DAS BAÍAS MAIS BELAS DO MUNDO - Fundado em março 1997, o Le Club des Plus Belles Baies du Monde (www.world-bays.com) tem sede em Vannes, França, e conta com a chancela da UNESCO. Seu principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento turístico, econômico e social sustentável, através da troca de experiências entre os participantes. Os membros do clube se comprometem a servir de exemplo em termos de gestão turística e proteção ambiental. Os critérios de inclusão vão além da questão estética, abrangendo requisitos referentes ao patrimônio natural e cultural das baías. Para ingressar no clube é preciso corresponder a, pelo menos, dois dos critérios exigidos pela UNESCO.

A Praia do Rosa foi selecio¬nada por fazer parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, por ser nú¬cleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, pela beleza cênica e por sua preservação ambiental. O título foi recebido em 2003, em Tadoussac, Canadá.

Fonte: SANTUR

  
  

Publicado por em