Espírito Santo registra aumento de 23% da atividade Turística durante o Verão

Segundo o secretário estadual do Turismo, Marcus Vicente, o verão 2008/2009 registrou um aumento de 23% da atividade turística no Espírito Santo em comparação a temporada passada.

  
  

O ministro Luiz Barretto participou na manhã desta segunda-feira (09/03) do Seminário Regionalização do Turismo no Espírito Santo - Um modelo de Gestão Descentralizada do Turismo, que aconteceu no Hotel Ilha do Boi, em Vitória, capital capixaba. Ao lado o vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, e do secretário estadual do Turismo, Marcus Vicente, Barretto discursou na abertura do evento e afirmou que o estado do Espírito Santo tem sido um grande aliado do Ministério do Turismo e do progresso do setor turístico brasileiro. “O Espírito Santo vem passando por um positivo processo de remodelagem. Com investimentos importantes, o estado está desenvolvendo significativamente diversos setores de sua economia e o turismo é um deles”, frisou o ministro.

Segundo o secretário estadual do Turismo, Marcus Vicente, o verão 2008/2009 registrou um aumento de 23% da atividade turística no Espírito Santo em comparação a temporada passada, sendo que o segmento de turismo de lazer cresceu 20%. “Nós estamos trabalhando em total sintonia com o plano nacional do ministério para o turismo. E isso tem gerado muitos resultados”, disse o secretário.

Em 2008, o Ministério do Turismo empenhou R$ 17,6 milhões para investimentos no Espírito Santo em obras de saneamento básico, pavimentação, sinalização turística, calçamento, revitalização de orlas, melhorias em monumentos históricos, além da realização de feiras e festividades populares.

Para este ano, além dos investimentos diretos do ministério, o Espírito Santo contará com U$ 80 milhões do Prodetur Nacional, uma linha de crédito para turismo, fruto de uma parceria entre Ministério do Turismo e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os recursos serão aplicados nas cidades de Vitória, Fundão, Serra, Cariacica, Vila Velha, Viana e Guarapari, que integram a Rota do Sol e da Moqueca. As obras de maior destaque são a revitalização e reorganização urbanística e paisagística da orla do Canal de Guarapari e a construção do Centro de Convenções e Eventos de Vitória.

Espírito Santo na Copa de 2014

Durante o seminário e em entrevista coletiva concedida à imprensa pelo ministro Luiz Barretto e o secretário Marcus Vicente, a participação do Estado do Espírito Santo na Copa do Mundo de 2014 foi um tema muito abordado. Durante a tarde, Barreto esteve no “Espírito Santo na Copa de 2014”, evento em que o os governos estaduais, municipais e o setor do turismo capixaba apresentaram oficialmente uma proposta do estado para receber uma ou duas seleções de futebol antes e durante o Mundial. O evento contou também com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira.

Para o ministro, mesmo não sendo candidata a sede, o Espírito Santo pode, sim, se beneficiar da proximidade com três das 17 cidades candidatas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. “É perfeitamente possível a capital capixaba hospedar seleções tanto no período de aclimatação quanto durante os jogos“.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em