Estudo revela quem é o “mochileiro” estrangeiro que visita o Brasil

Com base em pesquisa feita em três cidades brasileiras, perfil apresenta principais interesses de viagem e tempo de permanência no país

  
  

Uma pesquisa feita em albergues da juventude do Rio de Janeiro (RJ), Foz do Iguaçu (PR) e Salvador (BA) mostra que 70% dos visitantes estrangeiros de fora da América do Sul são europeus. Os resultados foram apresentados na noite deste sábado (29) por Rui José Oliveira, consultor em turismo e professor universitário, na mesa redonda “Turismo para Mochileiros: uma alternativa de desenvolvimento”, atividade do Núcleo do Conhecimento no 5º Salão do Turismo.

O pesquisador entrevistou 248 estrangeiros, excluindo os sulamericanos. Enquanto 19% vêem da Inglaterra, mais de 13% são alemães. Viajantes com idade entre 18 e 29 anos somam 73% do total.

Cerca de 27% desses turistas ficam, em média, entre 26 a 30 dias no Brasil. Mas a média geral de visitação fica acima disso: 49 dias. Ou europeus superam o tempo médio de permanência, ficando cerca de 53 dias no país. “Esse tempo está bem além da duração de viagem dos viajantes convencionais”, comparou.

Por isso, segundo a pesquisa, o turismo “backpacker” deixa maior receita no Brasil que o turismo “tradicional”. “O mochileiro tem uma agenda de viagem mais flexível, vai descobrindo e reprogramando a rota, sem itinerário fixo. Em uma viagem, passa por diversos destinos, e apesar de ter um gasto diário menor e dar preferência por acomodações econômicas, acaba deixando mais dinheiro que os turistas tradicionais por permanecer na estrada por mais tempo”, explicou Oliveira.

Segundo Oliveira, embora os “backpackers” (turistas independentes) procurem experiências e lugares singulares em suas viagens, destinos tradicionais não perdem espaço em seus roteiros. “As capitais continuam entre as cidades mais visitadas”, mostrou o pesquisador.

A diversidade cultural do Brasil é a principal motivação de viagem para 30% desses visitantes. Mais de 80% dos turistas consultados afirmou costumar ir à praia em viagem ao país, de acordo com a pesquisa.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em