Experiência compartilhada

Das 524 boas práticas observadas durante o programa Benchmarking em Turismo 2010, 337 já foram implementadas pelas empresas participantes

  
  

A partir de uma viagem para a bucólica e medieval Toscana, a empresária Ana Lucia Bovi, proprietária de SPA, em Minas Gerais, viu seu conceito sobre turismo de saúde e bem-estar ser influenciado pelas ações desenvolvidas na região italiana.

Bovi está entre os participantes do programa Benchmarking em Turismo do Ministério do Turismo (MTur). Em 2010, o programa do MTur, desenvolvido pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), em parceria com o Sebrae e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), teve 100% de aprovação.

Os 113 empresários participantes do programa responderam positivamente, quando questionados sobre a aplicabilidade do aprendizado em suas empresas. Das 524 boas práticas observadas durante as viagens técnicas nacionais e internacionais, 337 já foram implementadas pelas empresas participantes.

“A partir das visitas feitas à Toscana e, principalmente, nas reuniões e discussões sobre como agregar valor à oferta do turismo e saúde, criamos uma série de novas terapêuticas. Em um deles, trabalhamos os cinco sentidos e elaboramos ainda tratamentos específicos para casais”, explica Bovi. A empresária garante que as terapias são um sucesso em datas especiais como aniversário de casamento e lua-de-mel.

José Antônio Saud Júnior, empresário de hotel, em Taubaté (SP), transformou um estacionamento em espaço para eventos. Saud participou de viagem técnica para São Paulo (SP) para observação de boas práticas de turismo de negócios. Hoje, o hotel tem dois salões de convenções com capacidade para 80 e 120 pessoas.

“O Benchmarking trouxe uma carga de comparações entre empresas com características diferentes e com os mesmos objetivos de melhorar a qualidade dos serviços, aumentar os lucros, sem deixar de ter como foco principal a satisfação de clientes”, destaca Saud.

Por meio do programa Benchmarking em Turismo, são promovidas viagens técnicas para destinos nacionais e internacionais, nas quais empresários brasileiros aprendem com as melhores práticas desenvolvidas no Brasil e no mundo. Conheça as boas práticas observadas em 2010, no endereço www.abav.com.br/benchmark.aspx.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em