Experiências bem-sucedidas

MTur premiará 27 iniciativas-modelo para o desenvolvimento turístico regional

  
  

O Ministério do Turismo (MTur) divulgou, nesta segunda-feira (01/11), o resultado da I Chamada para a Premiação das Melhores Práticas dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional – Estudo de Competitividade 2010. As 27 iniciativas selecionadas são exemplos de experiências e práticas bem-sucedidas, modelos para o desenvolvimento turístico regional.

Segundo o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Carlos Silva, a premiação visa estimular os 65 destinos a cumprirem efetivamente o papel de induzir o desenvolvimento da atividade turística, não apenas nas regiões das quais fazem parte, mas também nos demais destinos turísticos brasileiros. “A boa prática deve ser replicada, guardadas as devidas proporções e especificidades. Destinos turísticos podem se utilizar do bom exemplo como referência para superar suas dificuldades e aperfeiçoar a gestão”, conclui.

Índice de Competitividade – A cerimônia de premiação será em 7 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). Na ocasião, será divulgado também o resultado do Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2010, novo nome do Estudo de Competitividade, um diagnóstico detalhado da realidade de cada um dos 65 destinos indutores.

Os 240 projetos recebidos foram avaliados e selecionados, conforme as 13 dimensões do Índice de Competitividade 2010. Infraestrutura geral; acesso; serviços, equipamentos e atrativos turísticos; marketing e promoção; e aspectos ambientais, sociais e culturais são exemplos das dimensões avaliadas. As práticas premiadas foram divididas e analisadas em capitais e não-capitais.

A banca avaliadora foi composta por representantes do MTur, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Fundação Getulio Vargas (FGV), Instituto de Assessoria para Desenvolvimento Humano (IADH), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Instituto Marca Brasil (IMB), Ministério da Cultura, Ministério da Integração, Ministério das Cidades, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ministério do Meio Ambiente e Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em