Fanfests movimentarão turismo do interior paulista em 2014

Cidades se organizam para promover grandes festas reunindo futebol, atividades culturais e atrativos turísticos do Brasil

  
  

Imagine uma celebração bem brasileira. Futebol ao vivo, música alegre, atmosfera de Copa do Mundo e várias nacionalidades em confraternização. Apesar das semelhanças com um estádio, esta é a descrição mais próxima de uma fanfest. As festas serão realizadas por municípios paulistas que não forem eleitos subsedes da Copa do Mundo de Futebol 2014, como forma de atrair visitantes do Brasil e do mundo e motivá-los a conhecer a vocação turística dessas cidades.

Segundo Claury Alves da Silva, secretário de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, as fanfests serão “aglomerações de torcedores que assistirão jogos por um telão, em locais que disponibilizarão outras atividades culturais e de turismo”.

Para tanto, a organização do setor turístico já está avançada. “Para que as regiões pudessem unir potencialidades e atuar de forma integrada para o desenvolvimento local, formatamos 50 roteiros turísticos que envolvem os segmentos de aventura, religioso, rural, histórico, cultural, ferroviário e de negócios. Desses, 20 já estão sendo comercializados, o que significa que estão bem estruturados para o mercado e prontos para atender as demandas que chegam às agências de viagem”, observou Alves da Silva.

O estado de São Paulo está subdividido em 33 regiões turísticas, onde o governo estadual estima injetar, até 2014, R$ 1 bilhão em infraestrutura turística. “Temos o apoio do Ministério e do ministro do Turismo, Luiz Barretto, que tem trabalhado bastante em frentes importantes para a realização da Copa no nosso país e em nosso estado”, destacou o secretário paulista.

SEMINÁRIO EM SÃO PAULO

Esses e outros assuntos são destaques da pauta do Seminário Internacional de Futebol – Copa do Mundo 2014 no Brasil. A programação é aberta ao público e se estende até esta quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Organizado pela Comissão de Esporte e Turismo da ALESP, o evento tem o apoio dos ministérios do Turismo e do Esporte.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em