Feira de Caxixis movimenta Recôncavo Baiano durante a Semana Santa

A tradicional Feira de Caxixis será realizada de 28 a 31 de março, no município de Nazaré, e deve movimentar o Recôncavo Baiano durante o feriado da Semana Santa

  
  
Feira de Caxixis

A tradicional Feira de Caxixis será realizada de 28 a 31 de março, no município de Nazaré, e deve movimentar o Recôncavo Baiano durante o feriado da Semana Santa. Realizado há mais de três séculos, o evento reúne baianos e turistas que admiram a cultura e a arte baianas, em especial as peças de cerâmica produzidas pelos artesãos do distrito de Maragogipinho, no município de Aratuípe, localizado a 222 quilômetros da capital baiana. A programação da Semana Santa na cidade ainda reserva atrações musicais que vão fazer a festa em Nazaré. Durante os quatro dias, apresentam-se artistas como Luiz Caldas, Filhos de Jorge, Harmonia do Samba, Araketu e muito mais.

Considerada uma das feiras de artesanato mais antigas do país, a Feira de Caxixis reúne história, arte e tradição, em um só lugar: o município baiano de Nazaré. Durante os quatros dias do evento, as praças Alexandre Bittencourt e Coronel José Bittencourt ganham um colorido especial com as tradicionais peças de cerâmica que enfeitam a cidade.

Moringas, potes, cofres em forma de porquinhos, jarras, purrões e miniaturas de utensílios domésticos fazem parte da grande variedade de artigos que ficam à exposição. Panelas de barro, luminárias e outros artigos de decoração dão o tom sofisticado do evento que atrai baianos e turistas interessados na arte, na gastronomia típica e no jeito de viver do povo baiano.

Para não perder o foco religioso da Semana Santa, o visitante pode passear pela extensa Via Sacra da cidade e conhecer a estátua de Cristo, de 15 metros de altura, localizada no Morro do Silêncio. As 14 estações da Via Sacra recontam, por meio de esculturas, a história da Paixão de Cristo. Já o Cristo se mostra de forma imponente. Do alto, descortina-se uma bela vista da cidade.

Outra dica para quem estiver na cidade durante os dias da festa é a visita ao galpão próximo ao espaço onde é realizada a Feira de Caxixis. Lá está a “Maria Fumaça”, que é patrimônio histórico dos nazarenos. O lugar acomoda a primeira locomotiva de tram-road do município, Locomotiva Visconde de São Lourenço. Ao redor da locomotiva, que foi adquirida em 1873, funcionam diversas lojas e restaurantes que se tornam uma opção de diversão, especialmente nos finais de semana.

Programação:
Quinta-feira Santa (28/03)

Diego Moraes
Luiz Caldas

Sexta-feira Santa (29/03)
Filhos de Jorge
Harmonia do Samba

Sábado de Aleluia (30/03)
Araketu
Black Style

Domingo de Páscoa (31/03)
Guettho é Guettho

Serviço:

Como chegar

Saindo de Salvador, seguir até a Ilha de Itaparica via sistema ferry-boat. A partir do Terminal Marítimo de Bom Despacho, seguir viagem pela BA-001, por 61 km, até a cidade de Nazaré. Outra opção é seguir pela BR-324, sentido Feira de Santana, e subir o viaduto que dá acesso à BR-101, passando por Cruz das Almas e Sapeaçu; entrar no entroncamento para Santo Antônio de Jesus e seguir em direção a Nazaré. Quem preferir viajar de ônibus pode comprar passagem na empresa Cidade Sol (71 3646-4206).

Onde ficar

Pousada Avenida
Rua D. Pedro II, 38 – Centro
Tel: (75) 3636 – 2603

Pousada do Trevo
Rua Clemente Caldas, 76 – Pasta da Serra
Tel: (75) 3636 – 2345

Pousada D’Lagos
Rua Manoel Euraguido, 47 – Centro
Tel: (75) 3636-1116

Fonte: Governo da Bahia

  
  

Publicado por em