Festa do Mar conta com passeios turísticos na costa gaúcha

Iniciativa da Agência Guia Sul tem apoio do Sebrae/RS e da prefeitura de Rio Grande

  
  

A 12ª edição da Festa do Mar, inaugurada na última quinta-feira (2) e que prossegue até 12 de abril no município gaúcho de Rio Grande, distante 317 quilômetros de Porto Alegre, terá um novo atrativo para os visitantes. Em um quiosque localizado na entrada do evento, a Agência Guia Sul irá oferecer sete diferentes tipos de passeios turísticos que contam etapas da história, das origens e das belezas de Rio Grande.

A iniciativa, que busca estimular o turismo na cidade, conta com incentivo da Secretaria Municipal de Turismo e do Sebrae/RS, por meio do projeto Hospitalidade na Costa Doce. O investimento médio para os passeios é de R$ 30, com descontos especiais para grupos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3035-2890. A Festa do Mar ocorre nos Pavilhões do Porto Velho de Rio Grande, de segunda a quinta-feira, das 16h às 23h, e de sexta-feira a domingo, das 10h às 23h.

De acordo com o secretário de Turismo de Rio Grande, Abdo Nader, a oferta de passeios turísticos na festa é proveitosa não apenas como complemento atrativo do evento, mas também para o desenvolvimento do município. “Poder contar com uma iniciativa que oferece esse tipo de produto é muito importante porque estimula que as pessoas conheçam a cidade de uma forma profissional e orientada, colocando Rio Grande em uma posição estratégica para estimular o turismo”. O passeio, conduzido por um profissional, na avaliação de Nader, fortalece a economia e garante ao turista conhecimento sobre os principais pontos da cidade.

Para a gestora do projeto Hospitalidade na Costa Doce, Jussara Cruz Argoud, oferecer passeios na Festa do Mar é muito importante para o município, pois estimula a participação do público local e dos visitantes, além de ser um atrativo a mais para incrementar a festa. Entre os passeios que serão oferecidos pela Guia Sul durante o evento estão: Estação Ecológica do Taim, Ilha dos Marinheiros, Barco pelo Molhe Leste, Passeio de Lancha, Centro Histórico, Pescaria e Museu Oceanográfico e Ilha da Pólvora.

Organizada pela Femar Agência de Desenvolvimento, a Festa do Mar recebeu em sua última edição, em 2008, cerca de 180 mil pessoas. Ao passear pelos cinco pavilhões do Porto Velho, os visitantes têm a oportunidade de desfrutar de uma bela vista do Cais do Porto, saborear a gastronomia local, distribuída entre cinco cozinhas e 19 estandes, e acompanhar diversas atrações. A programação cultural da 12ª Festa do Mar inclui ainda apresentações de dança, bandas musicais, peças de teatro e sessões de autógrafos, entre outras atividades.

Criado no último mês de janeiro, o projeto Hospitalidade na Costa Doce busca aumentar a oferta de produtos e serviços nos meios de hospedagem e agências receptivas, ampliando a satisfação dos clientes. Suas ações beneficiam 65 meios de hospedagem (hotéis e pousadas) e agências receptivas dos municípios de Arambaré, Barra do Ribeiro, Camaquã, Chuí, Jaguarão, Mariana Pimentel, Pelotas, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Sertão Santana e Tapes. Entre os principais objetivos do projeto estão: estímulo à integração dos meios de hospedagens e agências receptivas para divulgação e comercialização das rotas e roteiros turísticos da Costa Doce; implantação de boas práticas de desenvolvimento sustentável; qualificação do processo de gestão do setor de hospedagem e agências receptivas, entre outros.

Passeios turísticos que serão oferecidos na 12ª Festa do Mar

Estação Ecológica do Taim - Visitação ao entorno da Estação Ecológica do Taim com realização de trilhas, observação da ave símbolo do município do Rio Grande, o cisne-de-pescoço-preto, e de aves migratórias que viajam desde as regiões Ártica e Antártica. Contempla observação dos banhados que abrigam mamíferos roedores como a capivara, e apreciação de bosques de figueiras e corticeiras, da cultura local, dos diques, da capela e das dunas, entre outros atrativos.

Ilha dos Marinheiros - Contempla visita à maior ilha do Estado, para percorrer o Porto do Rey, que começa na Rua do Rey, nome dado em homenagem a Dom Pedro II, que em 1845 visitou a Ilha, e ao primeiro morador do local, que tinha o sobrenome Rey. O passeio inclui degustação da bebida típica jeropiga, feita de uvas da região, e um delicioso almoço ou café colonial, além de apreciação das plantações locais, da cultura portuguesa, dos moradores tipicamente trajados e das dunas que escondem a bela lagoa as Noivas.

Passeio de barco pelo Molhe Leste - É realizado pelo canal da Lagoa dos Patos com vista panorâmica ao porto naval e à cidade de São Jose do Norte, onde está localizado o Molhe Leste e suas belezas naturais, como os leões marinhos. Esse passeio inclui, ainda, parada para fotos e apreciação da natureza.

Pescaria - Esse produto é customizado para o grupo participante, disponibilizando parada do barco no local desejado, iscas para a prática, assim como alimentação e bebidas, caso o grupo deseje. Se o grupo quiser, a Guia Sul indica o local mais apropriado conforme o dia da pescaria.

Passeio ao Centro Histórico - Esse é um roteiro cultural diferenciado. O percurso é feito no Centro Histórico da cidade do Rio Grande, com acompanhamento de guia, que fará o relato da história vivida por nossos antepassados, passando por prédios históricos e monumentos, com a observação de diferentes estilos arquitetônicos (barroco, neoclássico, neogótico, eclético e modernista).

Passeio de lancha - Inclui vista panorâmica do Porto de Rio Grande, o mais importante da região Sul do País, e visita ao município de São Jose do Norte, para observação dos prédios históricos locais. Neste percurso, o guia faz um relato histórico do passado encantador do local, havendo ainda a possibilidade de saborear a gastronomia local, com pratos variados de frutos do mar.

Passeio ao Museu Oceanográfico e à Ilha da Pólvora - Consiste na visita ao complexo de museus junto ao Museu Oceanográfico; entre outros atrativos, o complexo apresenta a maior coleção de moluscos da América do Sul e conchas da América latina, além de exemplares da fauna marinha, como peixes, crustáceos, ouriços-do-mar, esqueletos de golfinhos e baleias. Além disso, o passeio inclui travessia de barco para a ilha da Pólvora, no estuário da Lagoa dos Patos, com visitação ao Eco Museu.

Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS - (51) 3216-5165, 3216-5182 ou 9955-8192
Central de Atendimento ao Cliente do Sebrae/RS - 0800-570-0800
Sebrae no Porto - (53) 3231-2433

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em