Festas Juninas: - O novo produto do turismo brasileiro

O Ministério do Turismo vem trabalhando para transformar as Festas Juninas em um produto turístico e colocar definitivamente no calendário nacional, atraindo visitantes estrangeiros e estimulando cada vez mais o turismo doméstico

  
  
Quadrilha em Campina Grande, PB

O turismo brasileiro vai ganhar um novo produto turístico que, assim como o Carnaval, tem marca registrada no país. A iniciativa é do Ministério do Turismo que está desenvolvendo uma série de ações para colocar as Festas Juninas no calendário dos grandes eventos nacionais e nas prateleiras das agências de viagens do país e do exterior.

Um dos mais recentes movimentos para transformar os festejos em produto para o mercado nacional foi a realização de chamada pública para promoção de destinos que realizam eventos geradores de fluxo turístico.
Os vencedores foram os municípios de Belo Horizonte (MG), Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e são Luis (MA), que estão sendo contemplados com a realização de Press Trip, rodadas de negócios e inclusão no calendário de eventos e divulgação no portal institucional do MTur.

Campina Grande, PB

O Ministério do Turismo realizou também o cadastramento de festejos de todo o país. Hoje são 96 festas catalogadas no Calendário Nacional de Eventos, em 87 cidades e 21 estados. Além disso a instituição está investindo cerca de R$ 5 milhões na realização de festejos.

O produto – Festas Juninas – também está sendo levado pela EMBRATUR para o exterior, onde é apresentado em feiras, eventos internacionais e locais de grande circulação.

Campina Grande, PB

“Os festejos juninos são celebrações de grande importância na cultura brasileira e representam uma oportunidade importante para gerar fluxos turísticos nos municípios que as realizam. Elas movimentam as economias locais, geram emprego e renda para a população”, comenta o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Comidas tradicionais de Festa Junina

NO EXTERIOR - Na Europa, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) tem promovido uma série de apresentações das festas de São João do Brasil com intuito de diversificar a oferta turística em outros países. Em Roma (Itália) foi registrado o maior público até o momento: 30 mil pessoas. Seguido de Lisboa (Portugal), com mais de 15 mil pessoas e Madri (Espanha) com cerca de 6 mil. Os estrangeiros têm se encantado com apresentações musicais, vestimentas típicas, quadrilhas e a culinária da festa.

Londres (Inglaterra) será o próximo destino da ação que será realizada de 26 de maio a 4 de junho, na Embaixada do Brasil na cidade. O Reino Unido é o 8º maior emissor de turistas ao Brasil e o 3º entre os países europeus. No ano passado, 202 mil ingleses desembarcaram no Brasil, superando a marca de 2015, de 189 mil turistas.

Fonte: ASCOM

  
  

Publicado por em