Festival de Inverno de Pedro II, no Piauí, prioriza preservação ambiental

Representantes de órgãos públicos e do Sebrae discutiram medidas que serão implementadas no evento que acontece de 11 a 14 de junho

  
  

A preservação do meio ambiente durante a realização do Festival de Inverno de Pedro II (PI) foi tema de reunião entre representantes de órgãos públicos e o Sebrae no Piauí. O Festival de Inverno de Pedro II, que já ganhou tradição no calendário de eventos turísticos culturais do País, será realizado no período de 11 a 14 de junho. O evento é realizado pelo Sebrae/PI em parceria com a Prefeitura Municipal de Pedro II e com o Governo do Estado. A cidade de Pedro II localiza-se 195 quilômetros ao norte da capital piauiense.

A reunião, realizada na quinta-feira (21), contou com a presença de representantes da Curadoria do Meio Ambiente, da Secretaria de Turismo do Estado, da Fundação Cultural do Piauí, da Prefeitura Municipal de Pedro II, da empresa Piauí Turismo, da Fundac e do Sebrae/PI.

“Pedro II é uma cidade muito rica de atrativos naturais e nos temos que preservar isso. Desde festivais passados fazemos um trabalho de sensibilização do turista para preservar o meio ambiente, temos um plano de segurança e contratamos uma empresa especializada para realizar passeios turísticos, como meio de evitar acidentes”, destacou o presidente da empresa Piauí Turismo.

“O Sebrae vem realizando capacitações com os donos de hotéis, pousadas domiciliares, bares e restaurantes para orientá-los a receber bem o turista e priorizar a qualidade no serviço e no atendimento, além de promover uma feirinha de artesanato para permitir o comércio durante o festival”, informou o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércios e Serviços do Sebrae/PI, Gilson Vasconcelos.

Ao fim do encontro, os participantes traçaram um plano de ação com medidas emergenciais para a realização do evento visando à preservação do meio ambiente. Entre as medidas estão a inclusão de frases de efeito para limpeza pública na campanha de promoção do festival, criação de chamadas e vinhetas sobre o temas para serem divulgadas no rádio, além de baners para serem fixados nos roteiros turísticos.

Os artistas que se apresentarem serão sensibilizados a divulgar mensagens de preservação ambiental para o público. Além disso, a Associação de Coletores de Lixo Reciclável vai intensificar seu trabalho no período do festival. O Sebrae será responsável pela realização da blitz de boas-vindas para recepcionar o turista e distribuir folders informativos com programação e informações turísticas da cidade.

A Prefeitura de Pedro II vai realizar, no sábado (30), uma reunião com representantes do município com o objetivo de treinar os participantes sobre os aspectos turísticos. Devem participar da reunião alunos do curso de Direito, condutores e agentes de saúde. Esse grupo será transformado em multiplicadores ambientais.

Serviço:
Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae/PI - (86) 3216-1305
Gerente Gilson Vasconcelos - (86) 9427-0956
Licença

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em

Valmir

Valmir

02/06/2012 21:28:24
Pedro II é um bom lugar para se morar. Pena que as pessoas que tem dinheiro nao investem na cidade.