Foz do Iguaçu: além das incríveis Cataratas

A cidade das Cataratas tem outras (ótimas) opções de passeios para os turistas, como o Parque das Aves e a trilha do Poço Preto, que é perfeita para os amantes do ecoturismo. Tem também o belíssimo Templo Budista, para os amantes da cultura oriental

  
  
Templo Budista

Foz do Iguaçu, no extremo oeste do Paraná, vive uma das melhores épocas de sua história no turismo. No primeiro semestre deste ano, o destino contabilizou recordes de visitação de turistas, segundo dados do Complexo Turístico Itaipu.

Com aproximadamente 255 mil habitantes, Foz é o segundo destino de turistas estrangeiros no país, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, e é o primeiro da região Sul, sendo finalista do concurso que escolhe as novas 7 Maravilhas da Natureza. Além disso, a cidade é integrada à região trinacional, fazendo divisa com a cidade argentina de Puerto Iguazú e com a cidade paraguaia de Ciudad del Este.

Onde ir

Cataratas do Iguaçu
Símbolo principal de Foz do Iguaçu, as Cataratas do Iguaçu são uma atração à parte. Formadas há cerca de 150 milhões de anos, as quedas isoladas variam de 150 a 300, dependendo da vazão do rio Iguaçu - que chega a medir 1.200 metros de largura acima das cataratas e estreita-se até 65 metros no cânion formado após as quedas. A paisagem é extremamente bela vista do alto, por um dos helicópteros, serviço que você pode contratar no próprio Parque. A área total de ambos os parques nacionais (brasileiro e argetino) corresponde a 250 mil hectares de floresta subtropical e é considerada Patrimônio Natural da Humanidade.

Trilha do Poço Preto
Para os fãs de ecoturismo, a trilha do Poço Preto é uma excelente opção. Situada no interior do Parque Nacional, o Poço Preto abriga uma estrada rústica que passa por três córregos até chegar ao rio Iguaçu. Quem gosta fortes emoções irá curtir o caminho que inicia em uma passarela suspensa de 320 metros. O turista pode optar se prefere realizar a aventura a pé ou de bicicleta. O final da trilha compensa todo o caminho: uma vista panorâmica da floresta, com destaque para a Lagoa do Jacaré.

Complexo Turístico de Itaipu
O Complexo Turístico é composto pela Usina, segunda maior do mundo, Canal de Piracema, Refúgio Biológico Bela Vista e Ecomuseu. No circuito, o turista terá uma gama de atrativos que irão proporcionar uma visita única. Será possível conhecer de perto a tecnologia alinhada à natureza, assim como ações ambientais realizadas na região.

Templo Budista
Além das belezas naturais, que enchem os olhos dos turistas que visitam Foz do Iguaçu, a região também possui um local de orações e meditações da comunidade oriental de Foz, o Templo Budista. O ambiente possui uma sacada de onde podem ser avistados o rio Paraná, a Ilha Acaray, a Ponte de Amizade, o centro de Ciudad del Este e parte do município de Foz do Iguaçu.

Na parte superior do templo estão cinco estátuas de Buda que representam alegria, sorte e saúde. Já no lado externo, 112 estátuas de cerca de 2 metros de altura estão instaladas para dar as boas vindas aos turistas. As estátuas externas foram confeccionadas no próprio local e as do interior do templo foram trazidas da China. O Buda gigante, com cerca de 7 metros de altura, representa a doutrina budista e está posicionado de costas para o templo e de frente para a região fronteiriça.

Parque das Aves
O Parque das Aves é uma atração para os amantes do ecoturismo. Possui uma área de 16,5 hectares, quatro dos quais abrigam viveiros e instalações. A área restante é destinada à proteção ambiental. Trilhas por entre as matas escondem viveiros integrados à floresta. No viveiro dos pássaros nativos, aves de cores deslumbrantes sobrevoam e pousam a poucos

O parque, localizado a 8 km do centro de Foz do Iguaçu, abriga mais de 500 aves, entre espécies brasileiras e de outros continentes, como loris, periquitos, araras, flamingos e grous. Possui também programas de reprodução em cativeiro, de educação ambiental e visitas com orientação de biólogos.

Compras
Além do completo comércio de Foz do Iguaçu, os turistas têm a possibilidade de realizar compras nos países vizinhos, encontrando ótimos preços e produtos das melhores marcas do mundo. No Paraguai você pode encontrar cremes, perfumes, relógios, bebidas e eletrônicos por preços bastante acessíveis. Deve-se prestar atenção, contudo, à cota de U$ 300 por pessoa - acima deste valor deve ser recolhido imposto na aduana. Quem optar por compras na Argentina terá opções com destaque nos artigos de couro, cosmético, cristais, lã, além de especiarias culinárias.

Fonte: GJP Hotéis & Resorts

  
  

Publicado por em

Debora Duarte

Debora Duarte

05/12/2011 16:31:43
Fui com a minha família, foi incrível. Ficamos hospedados no Iguassu Resort, um lugar sensacional com ótimos serviços. O passeio até às cataratas do Iguaçu vale a pena, não tem como explicar o quão lindo é aquele lugar.

Carmelina Soares de Campos

Carmelina Soares de Campos

05/12/2011 15:44:26
Estive lá a dois anos, recomendo a quem não conhece, é uma maravilha, estar diante das Cataratas.

Antônio

Antônio

05/12/2011 15:25:38
Ainda estão faltando muitos pontos turísticos nessa matéria! Foz tem muito mais atrações do que a matéria cita...

Isabel

Isabel

22/11/2011 08:27:25
Foz é tudo isso e muito mais! Amei aquele lugar e indico para todos.

Aparecida Alves de Mello

Aparecida Alves de Mello

22/11/2011 08:12:50
Acho ótima ideia, isso é tudo o que Deus nos deixou para curtirmos, basta querer e ter poder.

Marcus Aquino

Marcus Aquino

22/11/2011 07:50:08
Estive neste feriado de 15 de novembro lá. É demais o passeio, além da hospitalidade do povo de Foz. A premissa de "cuidado" no Paraguai, é valida, pois alguns tentam vender gato por lebre!

Kleber

Kleber

22/11/2011 03:33:37
Eu fui nestes lugares. A minha recomendação é não morrer sem conhecer estes lugares!

Juliane

Juliane

21/11/2011 22:37:40
Passeio maravilhosoooo...
Só nao fui ao templo e a trilha do poço preto! Para as comprar, tem que ficar de olho na cotação do dólar, pois se estiver alto, algumas lojas...principalmente na argentina, não compensa, comprar...
Quanto aos passeios de helicoptero, achamos meio salgadinho o preço..
mas em contrapartida, o piloto de nosso avião fez um pequeno passeio em cima das cataratas. Lindoooo demais, muito emocionante! Vale a pena ir!

Adauto

Adauto

21/11/2011 22:17:43
Não recomendo o passeio a Puerto Iguazu (Argentina), pois os brasileiro tem sido alvo de perseguições pela polícia e pela fiscalização aduaneira, que faz exigências proibitivas ao turismo e tratam de forma injusta os turistas. Além disso, os brasileiros são sempre explorados no câmbio da moeda local, e até nos postos de gasolinas há filas (mais rápidas) só para argentinos. É um passeio que não está valendo a pena. É preciso que o país vizinho reveja a forma como trata o turista brasileiro. O atendimento é péssimo.

Adelia Dias de Souza

Adelia Dias de Souza

21/11/2011 21:56:19
Acho tudo muito divino, moro no interior de Estado de São Paulo, já visitei as Cataratas umas quatro vezes e é sempre uma sensação diferente. O parque das aves também! Fiquei deslumbrada com as maravilhas que lá existe. Parabéns Estado do Paraná, Parabéns Foz do Iguaçu!

Jorge

Jorge

19/11/2011 15:36:57
Já fui, muito legal!