Gastão Vieira toma posse no Palácio do Planalto

Durante a cerimônia oficial, a presidenta Dilma Rousseff enfatizou a importância do trabalho que o novo ministro do Turismo terá pela frente

  
  
A presidenta Dilma Roussef deu posse a Gastão Vieira como novo ministro do Turismo

A presidenta da República, Dilma Rousseff, deu posse ao ministro do Turismo, Gastão Vieira, no Palácio do Planalto. Estiveram presentes na cerimônia a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o presidente do Senado Federal, José Sarney, os ministros das Relações Exteriores, Antônio Patriota, de Minas e Energia, Edson Lobão, da Defesa, Celso Amorim, das Relações Institucionais, Ideli Salvatti e da Agricultura, Mendes Ribeiro. O presidente da Embratur, Flávio Dino, e o líder do PMDB no Senado, senador Renan Calheiros, também compareceram.

Depois de empossado, o ministro proferiu discurso que iniciou com trecho do Padre Antonio Vieira: “Nós somos o que fazemos. O que não se faz não existe, portanto, só existimos quando fazemos. No dia que não fazemos, apenas duramos”. Em seguida, partiu para a descrição de ações que pretende implementar de pronto. Vieira enfatizou que colocará toda a experiência na área de gestão pública e toda a paixão com que atuou na área de educação à disposição do Turismo.

O ministro apostará em parcerias com outros ministérios e já iniciou conversas com o Ministério da Educação para mapear cursos de Turismo, Hotelaria e Línguas de todo país, os quais poderão ser colocados à disposição de estudantes inscritos no Programa Universidade para Todos (Prouni). Também pretende estender os benefícios do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para os que atuarão na cadeia turística. “Lembro bem de nossa primeira conversa, quando o senhor disse que não é preciso inventar a roda”, lembrou a presidenta. Para a capacitação profissional rumo à Copa de 2014, o ministro deverá buscar parcerias com o sistema “S”.

“Hoje estamos a exatamente mil dias da Copa do Mundo”, declarou Dilma, acrescentando que a data da posse deve trazer muita sorte ao novo ministro. De acordo com ela, o Ministério do Turismo tem por desafio estruturar uma indústria que movimenta bilhões de dólares e de euros no mundo. Indústria esta que, como os megaeventos esportivos deixam cada vez mais perceptível, movimentará também bilhões de reais. “Estamos olhando no horizonte e percebendo um tempo de muito trabalho”, afirmou.

A presidenta salientou que os desafios se multiplicam para o país-sede e tratou da necessidade de criação de programas que promovam “as qualidades bilíngues do nosso profissional da área turística”. “O governo federal vai cumprir suas obrigações na área do turismo, tanto provendo infraestrutura como serviços adequados. Eu sei, ministro Gastão Vieira, que há muito trabalho a fazer.”

Servidores
Depois do ato oficial de posse, o ministro Gastão Vieira reuniu-se com servidores do Ministério do Turismo, na sede do órgão. Ele se apresentou, disse estar aberto para o diálogo com cada um dos presentes e defendeu a criação de uma agenda positiva para dar continuidade aos projetos e ações do MTur.

Leia aqui a mensagem do ministro Gastão Vieira.

Confira a íntegra da posse: http://www.youtube.com/watch?v=kz6JOSA5Sco

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em