Goiânia completa 79 anos

Goiânia é a capital com maior índice de área verde por habitante no Brasil, e a segunda no mundo e está completando 79 anos!

  
  
Relógio localizado no canteiro central da Avenida Goiás

Goiânia, a capital com maior índice de área verde por habitante no Brasil, e a segunda no mundo, e está completando 79 anos. Situada no centro do país, a capital do Estado de Goiás é uma cidade fácil de agradar, por seu clima, bosques e parques, e sua gente. Além disso, uma extensa programação de lazer vai animar o feriado.

Gostosa para passear, descansar, apreciar a natureza e adquirir conhecimentos históricos e culturais, Goiânia é também um ótimo lugar para as compras. A Feira Hippie, na Praça do Trabalhador, possui mais de seis mil expositores e funciona há quase 30 anos. Nela encontramos artesanato com peças feitas no tear, tachos de cobre, cerâmica, pedra sabão, crochê, licores, porcelanas pintadas à mão e vestuário.

No Bosque dos Buritis, o turista conta com 141.500 metros quadrados repletos de árvores, lagos e plantas para o lazer. O lugar também possui calçadão para corrida, calçamento interno, cascatas e lanchonete. É o mais antigo patrimônio paisagístico da cidade, que também abriga o Centro Livre de Artes, o Museu de Arte de Goiânia e o Monumento à Paz Mundial, que guarda terras provenientes dos mais diversos países e a maior fonte da América do Sul, cuja água projetada chega a 50 metros de altura.

Ainda na vertente apreciação da natureza, o Parque Areião apresenta uma área de preservação permanente, com vegetação de floresta da galeria e vereda que abriga espécies de fauna nativa. O parque possui uma Vila Ambiental, projetada para desenvolver atividades de educação ambiental. É válido lembrar ao turista para cuidar da preservação, sem alimentar os animais e jogar lixo nos espaços de conservação.

No centro da cidade, a Praça Cívica é um ótimo passeio cultural e histórico. Considerada o marco inicial da capital, foi construída em 1933 e abriga o Palácio das Esmeraldas, a residência oficial do governador desde sua criação. A praça também é palco de apresentações culturais e religiosas e manifestações cívicas.

É na Praça Cívica que também encontramos o Monumento às Três Raças e o Museu Zoroastro Artiaga, que possui documentos históricos, utensílios antigos, objetos relacionados aos índios do Brasil Central e peças artísticas. O museu também conta com exposições e biblioteca, além de coleções de arte sacra, arte popular e objetos relacionados à história da Revolução Industrial.

Goiânia também possui uma noite animada, com ótimos bares e restaurantes. Além de pratos típicos como o arroz com pequi, podemos encontrar especialidades de outros estados brasileiros, além das cozinhas italiana e japonesa.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em