Governo de Santa Catarina presta auxílio a turistas chilenos em férias no estado

O Governo do Estado está lado a lado do setor hoteleiro para ajudar a acomodar as vítimas do desastre no país vizinho.

  
  

De acordo com o relato de Luiz Henrique, desde o final de semana ele vem acompanhando o drama vivido pelo país vizinho e a situação de catarinenses e chilenos em dificuldades. Ele conversou com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o general Jorge Felix, incumbido pelo presidente Lula de coordenar a missão de apoio aos brasileiros e chilenos afetados pelo terremoto e colocou à disposição as equipes de resgate da Polícia Militar e os técnicos da Defesa Civil catarinense.

Luiz Henrique destacou que o Governo do Estado está lado a lado do setor hoteleiro para ajudar a acomodar as vítimas do desastre no país vizinho. De acordo com o governador, caso seja necessário ele editará uma medida provisória para assegurar ajuda financeira aos turistas chilenos com despesas de alimentação e hospedagem. "Vamos buscar autorização expressa dos deputados na Assembleia para viabilizar as condições jurídicas de viabilizar o suporte aos estrangeiros, que já recomeçaram a retornar ao Chile com a reabertura dos aeroportos naquele país".

O empresário chileno Jovino Tapia, que virou uma espécie de porta-voz dos turistas em férias no balneário catarinense, agradeceu o empenho das autoridades catarinenses e do povo brasileiro pelos gestos de apoio e acolhida. Em férias com a família, Tapia observou que apesar da tristeza com a destruição em seu país. “Estamos agradecidos e muito contentes por constatar que além das belezas naturais Santa Catarina tem muita generosidade, com um povo cordial e muito solidário”, reforçou o turista.

O governador esteve reunido com o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Periquito, além do cônsul-geral do Chile em Porto Alegre, Guillermo Martínez, do embaixador representante do Ministério das Relações Exteriores em Santa Catarina, Abelardo Arantes Junior; do cônsul honorário do Chile no Estado, Juarez Rigon; e do cônsul honorário do Chile em São Francisco do Sul, Carlos Rodrigues Filho e do secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel.

Fonte: Secretaria de Turismo de Santa Catarina

  
  

Publicado por em