Gramado lança roteiros de Base Comunitária

O roteiro de Linha Ávila vai incluir visitas a vinícolas artesanais e um café da manhã à moda alemã em propriedade familiar

  
  

A cidade de Gramado sediou a cerimônia de lançamento dos roteiros turísticos de Linha Ávila e Serra Grande. A iniciativa faz parte do Projeto de Fortalecimento do Turismo de Base Local no Interior de Gramado, que conta com o investimento de R$ 115,6 mil do Ministério do Turismo.

“O objetivo da ação é gerar renda, valorizar a cultura familiar e desenvolver o turismo de base comunitária, de modo a favorecer a permanência destas famílias em suas propriedades no interior”, diz o ministro do Turismo, Vinicius Lages.

Os dois projetos mobilizam sete famílias diretamente e 180 indiretamente. Ambos levam quatro horas para serem visitados e já estão prontos para comercialização em agências de turismo.

O roteiro de Linha Ávila vai incluir visitas a vinícolas artesanais e um café da manhã à moda alemã em propriedade familiar, oferecido pela terapeuta holística Rose Rheinheimer.

“Deixamos a cidade grande e viemos para a Serra em busca de qualidade de vida. Queremos que os turistas também desfrutem desta experiência”, disse Rose.

Lá os visitantes também poderão degustar alguns produtos artesanais como cerveja, vinho e suco de uva. A experiência termina com um passeio pela propriedade.

Em Serra Grande, os visitantes serão apresentados a um ateliê de artes plásticas e poderão degustar de um típico almoço italiano oferecido pela família do agricultor aposentado Ermindo Fais, que prepara sua casa para receber grupos de até 40 pessoas. No cardápio, massas, polenta, costelinha, fortaia e outros pratos típicos.

“Já fazíamos este banquete para amigos e familiares, então decidimos aproveitar esta oportunidade e recepcionar os turistas à nossa maneira. Estamos muito entusiasmados”, disse o anfitrião de uma das paradas do roteiro de Serra Grande.

O turista também poderá fazer o passeio autoguiado a partir de mapas disponíveis no site da Prefeitura de Gramado, mas é preciso agendar a visita.

Localizado a 126 km de Porto Alegre, Gramado é o sexto destino mais desejado pelos turistas brasileiros, segundo o Estudo da Demanda Turística Nacional (2012).

Em 2013, o Ministério do Turismo investiu cerca de R$ 6,1 milhões na cidade, o que inclui a revitalização de estradas e o apoio à infraestrutura turística da região.

Com a intenção de incentivar os turistas brasileiros e estrangeiros a desfrutarem dos costumes e tradições do campo, o Ministério do Turismo lançou, em dezembro de 2013, uma cartilha com dicas de passeios rurais no Brasil.

O país tem mais de quatro milhões de estabelecimentos de agricultura familiar, que representam 84% das propriedades rurais brasileiras.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em