Ilhabela é inserida nos principais roteiros turísticos do mundo em Estocolmo

Ilhabela participou nesta última terça-feira em Estocolmo, capital da Suécia, do 2° Seminário "Descubra Brasil", promovido pela Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo), em conjunto com a Embaixada Brasileira na

  
  

Ilhabela participou nesta última terça-feira em Estocolmo, capital da Suécia, do 2° Seminário "Descubra Brasil", promovido pela Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo), em conjunto com a Embaixada Brasileira na Suécia e o Ministério do Turismo.

O evento, realizado no Stockholms Handelskammare (Câmara de Comércio de Estocolmo), reuniu cerca de 60 operadores de turismo suecos e companhias aéreas e teve a presença do prefeito Manoel Marcos, do secretário municipal de Turismo e Fomento, Ricardo Fazzini, e do consultor de Ilhabela, Marcos Cardoso.

Dentre as operadoras de turismo participantes do encontro se destacaram aquelas que já trabalham com o mercado brasileiro e procuram novos destinos dentro do Brasil para seus clientes. Mas a grande surpresa foram as operadoras que não trabalham com o Brasil e que atenderam ao convite do Ministério do Turismo para conhecerem de perto o "Plano Aquarela", na divulgação dos principais destinos dentro do Brasil.

Ilhabela, com participacão especial, teve o maior destaque no seminário, logo após a apresentacão da Embratur. A cidade fez uma apresentação de 20 minutos para a seleta platéia, realizada por Marco Cardoso, mostrando além de suas belezas naturais, praias, cachoeiras, localização e infra-estrutura, um plano comercial com pacotes e produtos de operadoras locais, sendo o único município permitido a realizar uma apresentação própria, além da apresentação geral da Embratur.

A palestra foi enfatizada na riqueza natural do município, com os seus quase 92% de Mata Atlântica preservada, sua gastronomia e infra-estrutura hoteleira. Os suecos se mostraram apaixonados pelo trabalho realizado em manter as comunidades caiçaras originais preservadas, sua cultura e sua receptividade.

Apresentada pela técnica da Embratur, Karin Luize de Carvalho, o Ministério do Turismo enfocou principalmente o ecoturismo e o turismo de negócios em São Paulo, local onde se concentra o segundo maior pólo industrial sueco depois da própria Estocolmo. Também enfatizou bastante os campos de golfe do Brasil como atrativo de lazer para os suecos, entre eles, o Blue Tree Towers de Mogi das Cruzes, o melhor campo de golfe do Brasil.

Aproveitando a explanação da Embratur, o consultor de Ilhabela, Marco Cardoso, também enfatizou o fato do Blue Tree Towers de Mogi das Cruzes estar localizado entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos e Ilhabela. A presença do prefeito Manoel Marcos e do secretário de Turismo, Ricardo Fazzini, gerou grande interesse dos operadores pela participação efetiva no evento, dando a oportunidade para conhecerem de perto os trabalhos realizados pelas autoridades brasileiras na divulgação do país como destino turístico internacional.

"No mapa do mundo":

Outra surpresa foi o interesse em Ilhabela como capital brasileira da Vela, devido ao tradicional esporte sueco, onde a maior regata do mundo leva o nome de uma empresa sueca, a "Volvo Ocean Race". Os operadores tiveram um interesse a mais por Ilhabela por ser a cidade onde a rainha Silvia, da Suécia, passou a maior parte de sua juventude. Ela nasceu no Brasil e recentemente retornou à cidade levando o rei Gustaf.

"Não conhecia o destino apesar de já ter ido ao Brasil três vezes. A apresentação de Ilhabela foi uma surpresa extremamente agradável e que com certeza colocou Ilhabela no mapa do mundo", disse Per Persson, da operadora de turismo Inca Tours.

Para o prefeito Manoel Marcos, "a participação de Ilhabela nas feiras de turismo significa um compromisso com a população, propiciando uma maior oferta de empregos, aquecendo a economia do município, aumentando a renda e melhorando a vida das pessoas".

O secretário de Turismo, Ricardo Fazzini, aproveitou o evento para manter contatos com a gerente dos escritórios brasileiros de Turismo da Embratur, Jaqueline Gil. "A inclusão de Ilhabela entre os 65 principais destinos do Brasil foi uma honra para nós. O grande trabalho veio a partir desta escolha, esta participação especial de Ilhabela neste evento mostrou o momento que nosso destino vive" afirmou Fazzini.

A Secretaria de Turismo, seguindo orientação do prefeito Manoel Marcos, vem trabalhando para desenvolver em todo o litoral norte, e não somente Ilhabela. Com isso o material apresentado nos kits das operadoras incluiu também todo o material do Circuito Litoral Norte.

O prefeito Manoel Marcos, o secretário Ricardo Fazzini e o consultor Marcos Cardoso também vão participar do mesmo seminário da Embratur. A viagem de trabalho na Europa tem como objetivo divulgar os atrativos de Ilhabela nos dois países europeus e alavancar o crescimento de turistas estrangeiros.

Fonte: AssCom Prefeitura Municipal de Ilhabela

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em