Itaipava é destino cheio de charme no inverno

Com sofisticação, clima agradável e uma linda natureza, o destino serrano pode aquecer o seu inverno.

  
  
Itaipava é um dos destinos serranos mais adorados do Rio de Janeiro, a apenas 60km da capital, sendo um refúgio sofisticado e encantador

O inverno chegou com força na maior parte do Brasil e para quem adora curtir o frio são muitos os destinos que ganham mais atrativos nessa época do ano. Tanto para viajar em família quanto para aproveitar a baixa temperatura a dois, as opções são inúmeras: hotéis-fazenda, chalés aconchegantes, pousadas rústicas, spas.

E para quem ainda não conhece a região serrana do estado do Rio de Janeiro, a dica é aproveitar o inverno para conhecer os encantos de Itaipava, lugar cheio de atrações surpreendentes!

Itaipava, sofisticação e aconhego

BR 040 em direção a Itaipava. O destino serrano pode ser uma ótima pedida para curtir o frio a dois

Terceiro distrito do município de Petrópolis, Itaipava é um dos destinos serranos mais apreciados pelos moradores do Rio de Janeiro, distante a apenas 60 km da capital. E é o mais sofisticado dos cinco distritos do município de Petrópolis (os outros são: Petrópolis, Cascatinha, Pedro do Rio e Posse).

A natureza exuberante, a culinária requintada, pousadas aconchegantes e hotéis de luxo são os maiores chamarizes do distrito, considerado o segundo pólo gastronômico do estado, apelidado de “Vale dos Gourmets”.

Passeios Diurnos

O Hortomercado Municipal de Petrópolis há mais de 25 anos é um espaço que vende produtos hortifrutigranjeiros direto ao consumidor

O Hortomercado Municipal de Petrópolis há mais de 25 anos é um espaço que vende produtos hortifrutigranjeiros direto ao consumidor. A variedade é grande: frutas, legumes, doces, mel, geleias, cogumelos, flores, laticínios, e por aí vai. Vale uma parada no Bar do Horto para descansar e apreciar os pastéis sequinhos, bolinhos de bacalhau, croquetes, entre tantas delícias é obrigatória.

Outro passeio predileto dos visitantes é o Parque Municipal de Petrópolis, um espaço de aproximadamente 150 mil metros quadrados cercados por espécies nativas da Mata Atlântica. A diversão é garantida com ciclovias, trilhas, brinquedos para crianças, quadras poliesportivas, bicicletário. É palco também de feiras, shows e exposições durante o ano inteiro.

Vida Noturna

O castelo de Itaipava foi construído em 1920 pelo Barão J. Smith de Vasconcellos e é famoso por ser uma reprodução de castelo renascentista. Foi usado recentemente para as gravações da novela Guerra dos Sexos.

Itaipava tem uma vida noturna agitada na alta temporada, o que é o caso do inverno. Além de boates que recebem famosos Dj’s e bares badalados, é lá que fica a melhor e mais famosa casa noturna da região: o Castelo do Barão de Itaipava (conhecido como Castelo de Itaipava), lugar de realização de shows, festas, gravação de novelas e grandes eventos como o Réveillon e casamentos de celebridades.

Compras em Itaipava

Com um complexo de dois andares com cerca de 100 lojas, a Estação Itaipava está cheia de atrações para os turistas

A região também é procurada por quem quer fazer belas compras. As opções são variadas: lojas de móveis, decoração, antiquários, moda, cerâmica, ao longo da Estrada União e Indústria, além dos shoppings e feirinhas.

Os shoppings mais badalados são: Estação Itaipava, um complexo de dois andares com cerca de 100 lojas, salas de cinemas, espaço para shows, praça de alimentação, elevador panorâmico e realização de vários eventos como Estação Acústica, Estação Literária, festival de cinema e programação infantil; e o Vilarejo que parece uma pequena vila com lojas, restaurantes e espaço para shows onde já se apresentaram nomes como Lô Borges, Flávio Venturini, Danillo Caymmi, Leo Gandelman, entre tantos outros.

Tem ainda a famosa Feirinha de Itaipava com cerca de 400 estandes de roupas, acessórios, artesanatos, calçados, joias, bolsas, móveis e comidinhas deliciosas em um espaço de cerca de 40.000 metros quadrados.

Tranquilidade em meio à natureza

Trilha no Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Para quem prefere mais sossego, as trilhas e as estradas secundárias são cercadas de araucárias e eucaliptos e podem ser percorridas a pé. Os belos caminhos cercado pela Mata Atlântica reservam surpresas como cachoeiras e mirantes com vistas espetaculares para as montanhas.

Já os apaixonados por montar a cavalo, a região pode ser desvendada dessa maneira. Os haras possuem boa infraestrutura e guias para mostrar as belezas ao redor das estradas.

  
  

Publicado por em