Itaipu abre segundo semestre com visitação turística 30% superior

A visitação nas Cataratas do Iguaçu, o maior atrativo turístico da região, confirma o aquecimento do setor

  
  

Depois de quebrar o recorde de visitação turística nos primeiros seis meses do ano, a usina hidrelétrica de Itaipu abriu o segundo semestre de 2012 estabelecendo um novo marco histórico.

Em julho, período de férias escolares, o número de turistas que conheceram as atrações da usina foi quase 30% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Foram 51.734 visitantes, ante 39.814 de julho de 2011.

O desempenho representa o melhor mês de julho desde que a usina implantou o novo modelo de gestão do turismo na margem brasileira, em 2007; e ficou apenas 7% abaixo do recorde absoluto de janeiro de 2012, com 55.867 visitantes, o melhor mês desses últimos cinco anos.

Considerando os primeiros sete meses do ano, Itaipu registrou 266.296 visitantes, um acréscimo de 13,3% em relação a igual período do ano passado. A evolução é ainda mais expressiva na comparação com 2010 (mais 30,4%) e 2009 (41,3%).

Avaliação

Como no primeiro semestre, a gratuidade para os moradores lindeiros e da região trinacional teve impacto no resultado de julho. Foram registrados no último mês 4.187 visitantes da região, ante 1.036 de julho do ano passado. No acumulado do ano, já são mais de 31 mil visitantes da região – em 2011, o número parcial foi de 10.034.

O superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, que preside o Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu (Fundo Iguaçu), lembra que a eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das novas Sete Maravilhas da Natureza, e as ações de divulgação e promoção do Destino Iguaçu, também mantiveram aquecido o movimento turístico.

“A mudança da imagem do Destino Iguaçu é perceptível. Estamos colhendo os resultados”, afirma.

Municípios lindeiros

A gratuidade para os vizinhos lindeiros começou em abril. Desde então, moradores de 34 municípios (26 no Brasil, quatro na Argentina e quatro no Paraguai) passaram a não mais pagar para conhecer as atrações da usina – com exceção do Circuito Especial e o Test Drive Veículo Elétrico. Antes, a entrada franca era restrita ao primeiro domingo de cada mês.

Também compõem as atrações a Visita Panorâmica – a mais procurada –, a Iluminação da Barragem, o Polo Astronômico, o Ecomuseu e o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV).

Cataratas do Iguaçu

A visitação nas Cataratas do Iguaçu, o maior atrativo turístico da região, confirma o aquecimento do setor. Em julho, quase 160 mil turistas passaram pelo Parque Nacional do Iguaçu – onde estão localizadas as quedas –, ante 132 mil registrados no mesmo período do ano passado. O incremento foi de 21%. No acumulado do ano, já passaram pelo parque nacional mais de 870 mil pessoas.

Visite: www.revistaecotour.com.br
Fonte:Itaipu

  
  

Publicado por em