Jalapão é destino quente para este inverno

Quer fugir do frio e dos locais cheios pela alta temporada do inverno? Então, você precisa conhecer o Jalapão.

  
  
A Serra do Espírito Santo, em Jalapão - Tocantins

O inverno chegou ao Brasil, mas nem todo mundo é fã das baixas temperaturas e muitas pessoas optam por viajar para destinos mais quentes. Tanto no Brasil quanto no exterior, são inúmeras as opções de lugares atraentes com temperaturas agradáveis nesta época do ano.

E tem para todos os gostos: das praias às florestas, do turismo de aventura ao turismo cultural e de consumo. A nossa primeira dica é o Jalapão, no Tocantins, região com uma temperatura média anual de cerca de 30 graus.

As lindas Dunas de Jalapão.

O Jalapão, localizado na parte leste do estado do Tocantins, norte do Brasil, não é bem um deserto, afinal o lugar das dunas móveis douradas e avermelhadas com cerca de 40 metros de altura, cartão-postal da região, também tem lagoas de águas coloridas, corredeiras, vegetação densa, chapadas, flores e animais exóticos.

Em meio a esse oásis, ainda encontramos cachoeiras, piscinas naturais, poços cristalinos e rios compondo o cenário. O Parque Estadual do Jalapão é uma das cinco áreas de preservação ambiental, um dos lugares favoritos de quem gosta de turismo de aventura.

Corredeiras do Rio Novo. Jalapão - Tocantins

Cachoeiras e Poços do Jalapão

A maior das cachoeiras é a Cachoeira da Velha, imponente com as duas grandes quedas d’água e uma prainha de fácil acesso por uma trilha de aproximadamente uma hora, lugar que serve de camping para muitos aventureiros.

Já na Cachoeira da Formiga o destaque vai para a piscina natural com areia calcária e água verde clara, formada por uma pequena queda d’água, um convite àquele mergulho relaxante e a certeza de estar no paraíso.

No entanto, o poço mais famoso é o Fervedouro. As águas claras cercadas por vegetação densa já seria um cenário espetacular, mas a atração aqui é o fenômeno do afloramento (ou ressurgência hídrica) que consta na subida das águas profundas do rio subterrâneo e com isso ninguém consegue afundar. Uma diversão!

Piscina Natural – Cachoeira da Formiga

Rio Novo e Serra do Espírito Santo

Outras duas atrações dessa bela região do país. No Rio Novo é possível fazer esportes radicais como rafting, boia rápida e canoagem. E para quem prefere passar umas horas com mais tranquilidade, belas praias se formam ao longo das margens do rio, e o melhor: a água é potável!

Na Serra do Espírito Santo o passeio é alcançar o Mirante a 4 km de altura. A trilha é difícil, mas vale todo o esforço para contemplar a paisagem do cerrado e, principalmente, para ver o pôr-do-sol.

Dicas

- Por ser uma região de difícil acesso com estradas de terra, areia, rios, o melhor é contratar uma agência com veículos e guias adequados.

- O período ideal para visitar as principais atrações é de, pelo menos, quatro dias.

  
  

Publicado por em