João Pessoa aposta na tranquilidade para atrair turistas no carnaval

Cerca de 20% dos hotéis e pousadas de João Pessoa já estão lotados e praias urbanas são os destinos mais cobiçados.

  
  

Enquanto cidades como Recife, Rio de Janeiro e Salvador oferecem quatro dias de muito agito para os foliões no feriadão de carnaval, a capital da Paraíba, João Pessoa, virou reduto dos turistas que preferem o descanso.

Cercada por belas praias urbanas de águas mornas e cristalinas, a capital paraibana esbanja tranquilidade, já que nos dias de folia não possui uma programação de festas. Para o período, cerca de 20% dos hotéis e pousadas já estão com todas as vagas preenchidas e a expectativa do ramo é que o carnaval 2009 supere o do ano passado em volume de turistas e lucros.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH-PB), os destinos mais procurados pelos turistas são as praias da faixa urbana, como as do Cabo Branco e Bessa, além dos mares do litoral sul, com o município de Jacumã e as praias de Tambaba, Coqueirinho, Tabatinga, do Amor e Barra do Gramame. “Os turistas em sua maioria são do Rio Grande do Norte, Pernambuco e da Região Sudeste; todos buscam mesmo a tranquilidade do feriadão aqui da capital”, comenta Manuelina Hardman, presidente da ABIH.

O Hotel Tambaú, localizado na orla do Bairro de Tambaú, em frente à Feirinha, é um dos exemplos da movimentação do setor no período. Com capacidade para receber 400 turistas em seus 173 quartos, o Hotel já está com 95% de suas reservas preenchidas para o carnaval e até a sexta-feira (20), pretende fechar os 100%.

“Quem vem para cá nessa época quer mesmo sossego, por isso não oferecemos na programação do hotel bailes ou frevos. Recheamos os dias dos turistas com muita tranquilidade em luais, com frutas, música de voz e violão, além de jantares temáticos com gastronomia regional e internacional”, explica Fernando Souza, gerente do Hotel.

"A Paraíba não tem uma cultura de carnaval com grandes proporções. O Estado somente comemora essa data durante as prévias carnavalescas que acontecem com o Projeto Folia de Rua, período que é também um dos mais marcantes para o turismo na capital", destaca a gestora do Projeto de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim. No Folia desfilam mais de 30 blocos pelas ruas do centro da capital e pelas avenidas das praias arrastando 300 mil foliões e neste ano acontece até a próxima sexta, dia 20.

Serviço:
Sebrae na Paraíba - (83) 2108-1100

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em