Lançado novos souvenirs turísticos do Rio Grande do Sul

Os souvenirs turísticos tem como principal característica a flor Fuchsia - símbolo do Rio Grande do Sul

  
  
Ana Nunes, Cristine Carvalho, Marisete Haas e Darlene Lins

Na manhã desta quinta-feira, 03 de dezembro, o Espaço Cultural Arte Aplicada apresentou “souvenirs” turísticos, representativos da cultura gaúcha, criados com o tema “Flor Brinco de Princesa”, em técnica têxtil artesanal em acessórios como colares, broches e brincos. A flor, conhecida cientificamente como "Fuchsia Regia", é nativa da América Central e da América do Sul, tornou-se um dos símbolos do Rio Grande do Sul, através do Decreto nº 38.400, de 16.04.1998.

Pela natureza das suas atividades, um espaço dedicado às artes têxteis manuais, Arte Aplicada decidiu investir no desenvolvimento de um projeto, em conjunto com algumas de suas fornecedoras e em sintonia com o tradicional e o contemporâneo, para criação de lembranças diferenciadas, com significado oficial e cultural do Rio Grande do Sul. Na busca de opções para criação de peças bonitas e usáveis, a idéia da utilização da Flor Brinco de Princesa partiu da artesã Ana Nunes, artista têxtil e bonequeira.

O secretário de estado do turismo, esporte e lazer, Heitor Gularte, considera a iniciativa com um passo inicial de um projeto que pode dar muitos frutos. “A materialização da Flor Brinco de Princesa como tema em souvenirs, como acessórios que podem ser utilizados no dia-a-dia, oferece mais opções para os turistas que gostam de comprar presentes para pessoas queridas. Além de beneficiar na renda de muitas famílias o projeto coloca em destaque aspectos da nossa cultura”.

“Este projeto que agora está sendo lançado cumpre o importante papel de gerar emprego e renda via economia criativa que, segundo levantamento do Banco Mundial realizado em 2003, já responde por 7% do PIB mundial, além de promover o desenvolvimento sustentável dos setores de cultura, turismo, artesanato e entretenimento”, explica Darlene Lins, uma das diretoras do Arte Aplicada. Atualmente no Arte Aplicada são expostos os trabalhos de 70 artesãs, com a utilização de várias técnicas.

As flores, muito visitadas por beija-flores, apresentam-se em inflorescências singelas e delicadas, pendentes, nas cores vermelhas e púrpuras, e laranja-escarlates que desabrocham de janeiro a abril. Há inúmeras variedades híbridas cultivadas como ornamentais que se diferenciam pela combinação de suas cores: rosa e branco; rosa e vermelho; e rosa e púrpura. Destacam-se por se adaptar a climas frios e a tolerar geadas.

Contato: Espaço Cultural Arte Aplicada – Rua Miguel Tostes, 753 – Bairro Rio Branco, em Porto Alegre – www.arteaplicada.com.br – (51) 3335-3371 – contato@arteaplicada.com.br

Fonte: Secretaria de Turismo de Rio Grande do Sul

  
  

Publicado por em