Litoral sul da Bahia ganhará sinalização turística

Trabalho começa a partir de maio deste ano em todos os municípios da região

  
  

Os 14 municípios turísticos do Litoral Sul da Bahia começam a ganhar completa e moderna sinalização turística a partir de maio próximo. O anúncio foi feito na segunda semana de março pelo assessor institucional da Secretaria Estadual de Turismo (Setur–BA), José Carlos Oliveira, durante a 13ª Reunião Ordinária do Conselho de Turismo do Pólo Litoral Sul realizada no Hotel La Dolce Vitta, na zona sul de Ilhéus, a 467 quilômetros de Salvador. Participaram conselheiros e representantes dos níveis federal, estadual e municipal do poder público, setor privado, terceiro setor e comunidade científica.

O projeto, que está em fase de licitação pública, também prevê a implantação de sinalização turística nas entradas da capital e de municípios da Região Metropolitana de Salvador. Oliveira revelou que o processo de homologação das empresas vencedoras deve ser concluído até meados de abril. “Serão investidos R$ 2,7 milhões em recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste do Brasil - Prodetur II, que visa complementar investimentos da etapa inicial do Prodetur I, com prioridade para consolidar o turismo como atividade econômica sustentável nos municípios dos Pólos de Turismo”, informou.

O Pólo Litoral Sul é integrado pelos municípios de Cairu, Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Maraú, Nilo Peçanha, Taperoá e Valença, que formam a Costa do Dendê; e Ilhéus, Itacaré Santa Luzia, Canavieiras, Una e Uruçuca, localizados na Costa do Cacau. O assessor da Setur, que coordena o Prodetur no Estado, explicou que a sinalização rodoviária e de atrativos turísticos será bastante funcional, pois facilitará ao turista que se utilizar do próprio veiculo encontrar destinos de mais difícil acesso e localização. “As placas obedecerão a padrão internacional, de acordo as normas da Organização Mundial do Turismo e do Ministério do Turismo”, disse José Carlos Oliveira.

Segundo ele, o Pólo Turístico do Litoral Sul será o primeiro, dentre os 11 pólos turísticos existentes no Estado, a contar com sinalização nos idiomas português e inglês alcançando rodovias, centros urbanos e atrativos. O anúncio do início do projeto agradou os conselheiros presentes, particularmente os presidentes das câmaras de turismo da Costa do Dendê, Júlio César Oliveira, e da Costa do Cacau, Luigi Massa, que elogiaram a iniciativa, mesmo tendo criticado a demora de todo o processo. O coordenador regional do Sebrae/BA Mata Atlântica, Renato Lisboa, declarou que a execução do projeto, há muito reivindicado pelos empresários do segmento nos diversos municípios da região, é fruto do trabalho das câmaras apoiadas desde o início pelo Sebrae.

O assessor institucional da Setur disse que com a reestruturação das instâncias de governança dos fóruns, conselhos e câmaras de turismo haverá maior flexibilidade na gestão compartilhada, funcionalidade e efetividade no desempenho das atividades no Estado. Além disso, será elaborado um novo mapa turístico da Bahia.

Serviço:
Sebrae Bahia - (71) 3320-4300

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em