Londres 2012: Rio de Janeiro para “desporturistas”

Já imaginou reunir atletas nascidos em cada estado brasileiro e, com eles, montar um “time” para promover as belezas do Brasil em Londres? Que tipo de atrativos eles divulgariam? Nós fizemos esse exercício!

  
  
Orla da praia de Copacabana (RJ)

Em onze modalidades olímpicas, eles carregam no peito mais que corações verde-amarelos: levam a honra e a glória de ter nascido no Rio de Janeiro, estado natal de pelo menos 14 atletas que estão em Londres participando dos Jogos Olímpicos 2012.

A adoração pelo Rio de Janeiro, aliás, não é exclusividade de quem mora ou nasceu lá. Mas para um grupo de pessoas, há algo de muito peculiar no destino: o estado fluminense foi feito para fãs de todos os esportes. Se os atletas que estão em Londres pudessem falar sobre essa incrível “vocação” turística do seu estado natal, o que eles apresentariam? Confira aqui:

CORRA PRO ABRAÇO!

Um dos grandes patrimônios do Rio de Janeiro é a orla da praia de Copacabana, carinhosamente chamada de “princesinha do mar”. Lá, o único ingresso para a “festa” é tênis no pé e, claro, animação para vencer os 4 km de calçadão. Os adeptos da corrida, caminhada, pedalada, skate, patins e outras atividades também têm direito a rápidas paradinhas nos quiosques à beira da praia: bebidas de guaraná e biscoitos tipicamente cariocas fazem parte do indispensável itinerário gastronômico. Se faltar energia para completar o percurso até o Leme, a dica é mentalizar o esforço e a superação dos atletas fluminenses Aldemir Gomes (atletismo), Gueisa Coutinho (revezamento), Diogo Sclebin (triatlo) e Renato Rezende (bicicross). Assim fica fácil ir mais longe... E o visual, nós garantimos: é incrível!

Se o objetivo é nadar, mergulhar, velejar, pescar ou se deleitar em águas cristalinas, esportistas e viajantes precisam conhecer Angra dos Reis e Búzios. Em Londres, os atletas Luana Bartholo (remo), João de Lucca e Thiago Pereira (natação) e Bruno Fontes e Ricardo Winicki (vela) servem de inspiração para um dia de esportes náuticos nesses dois cartões-postais. São verdadeiras pérolas do turismo brasileiro inteiramente à disposição de quem está em busca da “medalha do descanso”!

Para completar o estímulo, que tal visitar Niterói, Paraty ou Petrópolis? As cidades têm charmosos encantos que vão do turismo histórico ao cultural, mas sem perder a “pegada” esportiva: parques, fazendas, montanhas e reservas naturais oferecem recantos especiais para relaxamento e prática de atividades físicas.
Agora, se você não tem o esporte como hobby ou profissão, deixe para quem entende do assunto: Joice Silva (luta olímpica), Erika Miranda (judô), Ana Luiza Mello (tiro) e Juliana Veloso (saltos ornamentais) também estão representando o país nos Jogos Olímpicos de Londres. Enquanto isso, concentre-se apenas em registrar os melhores momentos de sua viagem para quebrar recordes de felicidade no seu álbum de recordações. O Rio de Janeiro e as paisagens deslumbrantes do estado podem te ajudar nesse desafio!

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em