Maracanã completa 60 anos e ganha exposição

Mostra apresenta história do estádio

  
  
Maracanã: 60 anos

O estádio do Maracanã tem um lugar especial no coração de cariocas e de turistas brasileiros e estrangeiros. Se você vier ao Rio de Janeiro e não passar por lá, pode ter certeza que não conheceu realmente a cidade. Esse lugar, que representa a alma do futebol brasileiro, completa seis décadas nesse ano batendo um bolão. Para comemorar o aniversário, não poderia faltar uma homenagem e, até o final da Copa do Mundo, no dia 11 de julho, o Maracanã ganha uma exposição para contar a sua história, com direito também a faixa comemorativa e iluminação especial.

A mostra reúne relíquias que vão encantar os amantes do futebol – a bola e a rede do gol mil de Pelé, flâmulas da Copa de 1950, bicicletas e carroças usadas na obra de construção do estádio, roletas originais e o uniforme do craque Garrincha. Do lado de fora, há uma faixa que diz “60 anos bem jogados e muita emoção pela frente”. À noite, o Maraca ganha uma iluminação verde e amarela, que também dá destaque à estátua do Bellini, que fica em frente à entrada principal, localizada na rua Professor Eurico Rabelo.

Outras atrações dentro do estádio não fazem parte da exposição, mas merecem o olhar do visitante. Os corredores trazem uma retrospectiva da história do estádio e paredes inteiras trazem imagens importantes para o futebol brasileiro, além de fotos das visitas personalidades, como Madonna, Frank Sinatra e o Papa João Paulo II. Tem ainda a calçada da fama, com os pés de jogadores de diferentes gerações que fizeram história naquele gramado: Pelé, Didi, Tostão, Rivelino, Falcão, Edmundo, Romário, entre outros. O jogador Zico e o comentarista João Saldanha estão representados em estátuas na entrada da tribuna de honra,

A exposição está aberta todos os dias, das 09h às 17h, e não é difícil chegar ao estádio que fica no bairro que leva o seu nome, na Zona Norte - há uma estação do metrô (Maracanã), diversas linhas de ônibus e estacionamentos próximos. Nessa festa, o morador do Rio e do Grande Rio também ganha um presente e paga meia-entrada. A visita, voltada para todas as idades, é uma boa dica de programação para as férias escolares e a chance de estar no Maraca antes de seu fechamento para obras, previsto para agosto desse ano. A reforma irá prepará-lo para receber a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014. De cara nova, o estádio vai ganhar novas instalações internas, que vão proporcionar melhor visibilidade, segurança e conforto para o torcedores.

Serviço:
Exposição comemorativa aos 60 anos do estádio do Maracanã. Até 11 de julho.
Local: Estádio do Maracanã (Rua Eurico Rabelo, s/nº, Maracanã)
Horários: todos os dias, das 09h às 17h.
Ingressos: R$ 20 (inteira); Meia-entrada para estudantes, idosos e moradores do Rio e do Grande Rio.

Fonte: Guia Oficial do Rio de Janeiro

  
  

Publicado por em