Massa de ar gelado pode fazer gear em Porto Alegre (RS)

A tendência é que o frio não dê trégua nos próximos dias. As madrugadas desta quinta e da sexta ainda devem ser geladas com chance de geada na cidade

  
  
Porto Alegre amanhece com temperatura baixa

A massa de ar gelado que cobre o Sul do Brasil, responsável por uma mínima de 7,8ºC abaixo de zero nesta quarta-feira, 14, em Santa Catarina, segue definindo as condições meteorológicas em Porto Alegre e região metropolitana. O sol aparece em Porto Alegre e região nesta quinta-feira, 15, mas o avanço de ar ainda mais frio a partir do Sul com um reforço de ar polar que chega à noite à área da Capital pode trazer nuvens. Na sexta-feira, 16, o sol aparece com nuvens, mas a nebulosidade aumenta e não se descarta chuva no fim do dia. Por conta do aumento da nebulosidade e provável intensificação do vento, a sensação de frio deve aumentar ainda mais.

No fim de semana, segundo várias simulações computadorizadas, haverá instabilidade em Porto Alegre com muitas nuvens e períodos de chuva. Há modelos sugerindo, inclusive, o risco de chover forte na área da Capital no domingo, mas os dados ainda divergem quanto aos volumes de precipitação do fim de semana.

Um dos fatores cruciais para a queda da temperatura na madrugada é o vento ao longo de toda a quarta-feira. Por isso, estações do Sistema Metroclima como Belém Novo (próxima ao Guaíba) e Lomba do Pinheiro (estação mais alta da rede da Capital) tiveram mínima mais altas que o Aeroporto Salgado Filho (plano e um pouco mais distante do Guaíba que Belém Novo). Nesta madrugada de quinta espera-se que o vento seja mais fraco e até calmo em alguns momentos, proporcionando uma queda maior da temperatura. Pelos dados desta quarta-feira, as mínimas e as máximas dos próximos dias em Porto Alegre seriam assim:

  • Quinta (15/7): 0ºC e 2ºC / 11º C a 13ºC (alta chance de geada)
  • Sexta (16/7): 1ºC e 3ºC / 10º C a 12ºC (chance de geada)
  • Sábado (17/7): 7ºC a 9ºC / 12ºC a 14ºC (chuva)
  • Domingo (18/7): 9ºC a 11ºC / 12ºC a 14ºC (chuva)

Como se vê, a tendência é que o frio não dê trégua nos próximos dias. As madrugadas desta quinta e da sexta ainda devem ser geladas com chance de geada na cidade. No fim de semana, com a instabilidade, as mínimas se eleva, mas as tardes seguem muito frias. Haverá o agravante que no fim de semana o vento acompanhado de chuva tornará a sensação de frio muito desagradável.

Considerando algumas simulações, não se pode afastar o risco de chuva forte no fim de semana, sobretudo no domingo e mesmo uma pequena possibilidade de granizo na hipótese de nuvens convectivas (mais pesadas) em face da atmosfera muito resfriada.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

  
  

Publicado por em