Mercado Modelo para baianos e turistas

Local tornou-se símbolo da história e da cultura da Bahia, sendo o terceiro ponto turístico mais visitado do Brasil

  
  

Um dos maiores centros de comercialização do Brasil e cartão-postal da capital baiana, o Mercado Modelo é um reduto tradicional de produção de artesanato, com comercialização de peças de cerâmica, roupas, bijuterias, sandálias, instrumentos musicais, redes, artigos esculpidos em madeira e até jóias. Dos famosos berimbaus aos tradicionais balangandans, passando pela culinária e a presença de baianas de acarajé, tudo isso está à disposição também dos moradores da cidade que tem no Mercado Modelo um dos locais mais tranquilos para passear e fazer compras.

O Mercado Modelo tornou-se símbolo da história e da cultura da Bahia, sendo o terceiro ponto turístico mais visitado do Brasil. Para 80% dos visitantes de Salvador, o local é parada obrigatória, assim como para aqueles que nunca estiveram na capital baiana, que o conhecem pelo menos de nome, como um lugar que é uma espécie de "templo da arte regional". Mas a administradora do Mercado Modelo, Marilene Santiago, diz que os soteropolitanos precisam visitar mais o local, em sua opinião um lugar pitoresco, saudável, seguro e dos mais bonitos da cidade.

Para Marilene, o Mercado Modelo vai passar agora por uma ampla reforma, o que vai dar ao local maior visibilidade. O prédio em estilo neoclássico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), conta com 263 lojas, entre elas dois restaurantes e diversos minibares e minirestaurantes, dispostos em dois pisos, além de ser adaptado para portadores de necessidades especiais, com uma pista tátil, elevadores e painéis no sistema braille.

Marilene diz que o Mercado Modelo é tudo para esta cidade e uma inspiração para o turista. Sem ele não haveria Salvador. É um dos principais equipamentos turísticos do Brasil, responsável também pelo desenvolvimento do turismo náutico. O mercado é um equipamento quase secular e porta de entrada para os adeptos do turismo naval. É um ponto de referência muito grande da cultura baiana, onde o visitante pode conhecer.

Fonte: Secretaria de Turismo de Salvador

  
  

Publicado por em

Daiane

Daiane

14/05/2009 09:59:16
eu acho otimo os turistas ir conhecer ou ir de novo no mercado modelo ou em outros pontos turisticos.