Minas Gerais oferece lazer para toda a família no 12 de outubro

Muita brincadeira, diversão e lazer não vão faltar para quem quiser aproveitar o feriado de 12 de outubro em Minas Gerais. As cidades mineiras prepararam programação especial para todos os publicos e gostos para o feriado

  
  
Parque das Mangabeiras

Muita brincadeira, diversão e lazer não vão faltar para quem quiser aproveitar o feriado de 12 de outubro em Minas Gerais. Os municípios mineiros prepararam programação especial para animar o dia dos pequenos. Além da diversão, as comemorações religiosas marcam o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. A Secretaria de Estado de Turismo oferece um calendário de eventos diversificado e que atende às mais variadas opções para os turistas que querem aproveitar o curto feriado em Belo Horizonte, ou para aqueles que desejam se aventurar pelos atrativos do interior do Estado.

De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, o objetivo da Setur é fazer com que o mineiro possa aproveitar um dia de folga no meio da semana para fazer o turismo regional. “Feriados são ótimas oportunidades para o descanso e o lazer e ainda, a prática da atividade turística movimenta a economia dos municípios, gerando renda para as comunidades”, destacou.

Diversão no parque
O Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte, apresenta, até o dia 12 de outubro, a 25ª edição do Fantástico Mundo da Criança, com o tema “Descobrindo BH e os cantinhos de Minas”. A criançada poderá curtir gratuitamente espetáculos circenses, musicais, teatro de bonecos, oficinas de dança e educação ambiental, rua de lazer e contação de estória.

Além da programação especial, os visitantes podem aproveitar a exuberância natural do parque para fazer trilhas ecológicas e tornar a diversão ainda maior. De acordo com a Fundação de Parques Municipais, a expectativa é de que 80 mil pessoas aproveitem a programação do parque na companhia das crianças. Mais informações:www.pbh.gov.br/parques ou no telefone (31) 3277-8277.

Brincadeira Cultural
Na véspera do feriado, no dia 11, o projeto Terças Poéticas terá a participação especial do coral Infanto Juvenil do Palácio das Artes, em homenagem ao Dia das Crianças. Também no mesmo espaço, no dia 12, o Cine Humberto Mauro apresenta Mostra Udigrudi Mundial de Animação – MUMIA. O festival traz para os mineiros animações nacionais e internacionais e é uma boa pedida para os adultos que são apaixonados pelos desenhos animados. www.fcs.mg.gov.br

No Dia das Crianças, 12 de outubro, os espaços do Circuito Cultural Praça da Liberdade são ótimas opções para aproveitar o dia livre rodeado de conhecimento, cultura, entretenimento e curiosidades. O planetário do Espaço TIM UFMG do Conhecimento fascina crianças e adultos. O Memorial Minas Gerais apresenta a obra de artistas símbolos do Estado, como Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade. No Museu das Minas e do Metal é possível conhecer a história do Estado através da mineração e da metalurgia. Mais informações: www.circuitoculturalliberdade.mg.gov.br

O Mercado Distrital do Cruzeiro preparou uma surpresa para o Dia das Crianças. O universo circense toma conta do lugar e no dia 12 a criançada vai poder se deliciar com doces e se divertir com os palhaços que vão animar as compras.

Também como atração cultural para a meninada, a 60 quilômetros de Belo Horizonte, o Instituto Inhotim, considerado um dos maiores museus contemporâneos a céu aberto do mundo, oferece ao visitante um grande conjunto de obras de arte, expostas em galerias e em conjunto com um jardim botânico de rara beleza. O acervo abriga mais de 500 obras de artistas nacionais e internacionais e é o lugar ideal para aliar conhecimento e lazer. Mais informações: www.inhotim.org.br

Esporte
Para os pais que querem aproveitar o feriado junto aos filhos para assistir a uma partida de futebol, em Sete Lagoas, às 16h00, na Arena do Jacaré, jogam o América Mineiro e o Ceará, disputando a 29º Rodada do Campeonato Brasileiro. Mais informações: Assessoria América Mineiro (31) 3427-1819

Passeio nas Grutas
Na região do Circuito Turístico das Grutas, bem pertinho de Belo Horizonte, as grutas de Maquiné, Rei do Mato e Lapinha vão deixar crianças e adultos encantados com sua grandiosidade e beleza espeleológica. Em Cordisburgo, a Gruta de Maquiné, considerada o berço da paleontologia brasileira, foi utilizada pelo homem pré-histórico como abrigo e guarda pinturas rupestres que comprovam sua passagem por lá.

A Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, possui 220 metros de extensão e estalagmites, estalactites e cascatas de pedras calcárias surpreendentes. No quarto salão da gruta destacam-se formações raras, como duas colunas perfeitamente cilíndricas e harmônicas compostas de belos cristais de calcita.

A Gruta da Lapinha, localizada a 53 quilômetros de Belo Horizonte, na região de Lagoa Santa, é um lugar cuidadosamente esculpido pela natureza e de uma beleza extraordinária. Visitar a gruta, que tem 511 metros de extensão, é também viajar pela história do dinamarquês Peter Lund, pai da paleontologia no Brasil, que descobriu mais 12 mil fósseis, inclusive na Gruta da Lapinha.

Informações sobre horários de visitação e preços no telefone (31) 3775-2329.

História no mercado
Patrimônio Cultural da Humanidade, Diamantina recebe, de 8 a 12 de outubro, o Festival de História que prestigia a produção literária e artística histórica. Além de filmes, a programação traz apresentações culturais, cortejos pelas ruas e becos do centro histórico, debates, oficinas de História, Educação Patrimonial e Teatro. No dia 12, na praça do Mercado Velho, a manhã é dedicada às crianças, com atividades lúdicas e contação de história. Para saber a programação completa do festival, acesse: www.festivaldehistoria.com.br

Religiosidade
No dia 12 de outubro, feriado nacional, é celebrado o dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Em Ouro Preto, mantendo a tradição religiosa do Estado, serão celebradas missas das 6 às 10 da manhã, no santuário Nossa Senhora da Conceição, além do cortejo até a capela de Nossa Senhora Aparecida, onde serão encerradas as comemorações.

Em Mariana, as celebrações acontecem na Catedral da Sé, às 07 da manhã e, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, às 09 horas, seguida de cavalgada pelas ruas da cidade histórica. A partir das 13 horas, a comunidade faz a Recitação dos Mistérios do Rosário. As comemorações se encerram às 17 horas, com missa novamente na Catedral da Sé e procissão com a imagem da Padroeira pelas ruas da cidade.

Em Belo Horizonte, as paróquias celebram o dia da Padroeira do Brasil com missas e carreatas que levam a imagem de Nossa Senhora Aparecida pelos bairros da capital.

Fonte: Governo do Estado de Minas Gerais

  
  

Publicado por em