Minas Gerais para as crianças!

Destinos mineiros se preparam para receber pais e filhos no feriadão

  
  
O Lago de Furnas é conhecido como o mar dos mineiros

Com a proximidade do Dia das Crianças, muitas pessoas pensam em como curtir o feriadão sem se deslocar para destinos muito distantes. Situada em localização estratégica, Minas Gerais é destino certeiro para quem busca diversão em apenas quatro dias de folga. O Estado oferece a diversão no Circuito das Águas, o sossego dos hotéis-fazenda e até mesmo o alternativo “Mar de Minas”. Nos 42 Circuitos Turísticos existentes no Estado, o turista pode escolher aquele que mais o agrada.

Um mergulho para refrescar, brincadeiras para relaxar, um sol para se bronzear. Pode parecer enredo de praia, mas isso tudo é fácil de se encontrar em Minas Gerais. As belezas naturais, os casarios seculares, a gastronomia farta, a variedade cultural e a hospitalidade dos mineiros fazem do Estado um destino único, propício para ser vivenciado ao lado da família em viagens inesquecíveis.

Minas Histórica

Para os pais que pretendem ficar perto de Belo Horizonte, mas que também não abrem mão de curtir a data ao lado dos filhos, as Cidades Históricas são uma ótima opção. Ouro Preto, Mariana, Sabará, Congonhas, São João del Rei e Tiradentes são relativamente próximas à capital mineira e oferecem verdadeiras aulas de história ao ar livre.

Nos quatro dias do feriado é possível apreciar obras de arte nos museus e igrejas, como a de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, e os Profetas de Aleijadinho, em Congonhas. O passeio de Maria Fumaça entre São João del Rei e Tiradentes e a infinidade de sabores das receitas à base de jabuticaba encontradas em Sabará, também fazem sucesso entre a criançada.

Patrimônio Natural

A empresária Lilian Chagas é apaixonada por Minas Gerais. A cada feriado, segue com a filha Lara Chagas (três anos) e o marido, Gustavo Chagas, para um destino diferente. Os preferidos são Ouro Preto, Lavras Novas, Catas Altas, Mariana, Bonfim. Este ano, para comemorar o Dia das Crianças, o casal escolheu as belezas naturais do Circuito Turístico Parque Nacional da Serra do Cipó.

Consolidada como um dos grandes destinos do turismo mineiro, a Serra do Cipó oferece várias opções de Turismo de Aventura, com destaque para canyoning, cicloturismo, alpinismo, trekking e passeio de caiaque. Ideal para famílias que gostam de aliar esportes e contemplação da natureza.

“Geralmente escolhemos uma pousada que fica mais perto do acesso a uma das várias cachoeiras da região. Já estive na Serra do Cipó outras vezes, sei que lá eu posso curtir o feriado sem me preocupar com o quesito segurança: o lugar é muito tranquilo e ficamos nas cachoeiras mais rasas. A Lara adora ir para lá”, comenta a empresária.

Água para refrescar

O Circuito das Águas, localizado no sul de Minas Gerais, é famoso pelas suas estâncias hidrominerais. Tanto pais como filhos podem aproveitar o sol do feriadão nas diversas nascentes, fontes, piscinas e balneários das estações de água termais. Ricas em propriedades terapêuticas, as águas de Caxambu e São Lourenço sempre superam as expectativas dos turistas.

E por falar em águas, o turista que viajar até Poços de Caldas, no Circuito Turístico Caminhos Gerais, poderá assistir nos dias 09 e 10 a Sinfonia das Águas. Promovido pela prefeitura desde 2006, o evento é um espetáculo musical com produção que envolve a Orquestra Sinfônica de Poços de Calas, atores, bailarinos, corais, músicos e cantores líricos em meio a um show de iluminação ao ar livre. O evento acontece em frente ao Parque Afonso Junqueira, a partir das 21 horas.

Mar Mineiro

Carinhosamente apelidado de “Mar de Minas”, o município de Capitólio, no Circuito Turístico Nascentes das Gerais, Sul do Estado, abriga a Represa de Furnas, um imenso lago artificial que deu origem ao apelido da região. Frequentado por famílias em busca de diversão, segurança e conforto, principalmente nos feriados prolongados, o lugar preserva as belezas de Furnas aliadas ao requinte dos condomínios de luxo existentes na região.

Mas o turismo no local não é feito apenas de mansões luxuosas, a região dispõe de hotéis, áreas para camping e pousadas, além da infraestrutura com restaurantes, clubes, pesque e pague, dentre outros atrativos. Um dos destaques é a Lagoa Azul, com águas cristalinas e de fácil acesso. O turista que quiser fazer um passeio de escuna pelo Lago de Furnas encontrará empresas que prestam este serviço. Outra dica é o passeio de lancha, que parte do Rio Turvo até chegar à Lagoa Azul. Durante o trajeto, o visitante pode conhecer os cânions, um lugar onde o lago se afunila e aparecem paredões de 20 metros nas laterais. Cachoeiras também são avistadas ao longo do passeio.

Vida Rural

É nos feriados prolongados que boa parte dos moradores das grandes cidades mineiras escapa da correria e do estresse cotidiano. Acostumados com os barulhos das sirenes, ambulâncias e trânsito, muitos fogem das metrópoles em busca de um refúgio tranquilo e silencioso. E é nos hotéis-fazenda que muitos desfrutam momentos de prazer ao lado da família. O Circuito Turístico Villas e Fazendas dispõe de boa quantidade de fazendas coloniais ainda existentes na região, em sua maioria do século XVIII.

Os visitantes podem descobrir cenários bucólicos e se encantar com a história das comunidades de lugares inspiradores, como Casa Grande, Catas Altas da Noruega, Conselheiro Lafaiete e Cristiano Otoni, entre outros.

A advogada Cristiane Santos não vê a hora de arrumar as malas e partir com o marido e a filha de um ano e meio para um hotel fazenda na região de Santana dos Montes. “É num feriado como este que eu recarrego as energias. Curto bastante a minha filha e quero que ela tenha contato com os animais desde pequena. Sempre que posso procuro um bom hotel-fazenda que une a história dos casarões antigos, conforto e o contato com o ritmo da vida rural”, afirma.

Fonte: Governo do Estado de Minas Gerais

  
  

Publicado por em