Montanhas de MG são roteiros de Programa de Turismo na TV

50 por 1 mostra belezas do Estado com sobrevoo pelas cidades históricas

  
  
Álvaro Garnero na Vesperata de Diamantina

O Programa de Turismo da Rede Record 50 por 1 viaja pelas Montanhas de Minas Gerais. No próximo sábado, à meia noite, será exibido o roteiro que o apresentador Álvaro Garnero fez em trechos da Estrada Real, Serra do Espinhaço e Serra da Mantiqueira, com sobrevoos pelas cidades históricas mineiras. As gravações aconteceram entre os dias 15 e 20 de maio, com apoio da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais por meio da política pública de promoção e incentivo à comercialização dos destinos turísticos mineiros.

Depois de uma série cinquenta programas pelos principais destinos do mundo, é a segunda vez que o 50 por 1 visita o território mineiro.O programa nasceu do sonho do apresentador Álvaro Garnero em dividir com o telespectador brasileiro suas principais experiências. “Nossa viagem por Minas Gerais foi a melhor lição de como as maiores riquezas do mundo são as que você sente. Não existe riqueza maior que uma grande experiência. Em Minas Gerais, nós conhecemos pessoas, lugares, paisagens, temperos, emoções e aventuras num estado que tem nos ensinado há muito tempo um jeito diferente de viver e de ver o mundo.” A pedido do público, em sua segunda temporada o Programa 50 por 1 passou a mostrar rotas, integrando vários destinos de uma região.

Roteiro em Minas Gerais

Em Minas, Álvaro Garnero começa a viagem por Diamantina, na Serra do Espinhaço, onde vai ao Garimpo Real e conversa com o garimpeiro Belmiro para entender como era a rotina dos homens que trabalhavam na região durante o período de abundância na extração de diamantes. Acompanhado pelo chef Vandeca, o apresentador visita o mercado da cidade para comprar os ingredientes para fazer o Bambá – um delicioso prato originado no garimpo – local que o cozinheiro iniciou sua carreira. À noite, Álvaro vive uma experiência mágica – a Vesperata. Músicos se apresentam nas sacadas dos velhos casarões na Rua da Quitanda, regidos por dois maestros, e encantam o público ao revelar a alma musical da terra de JK e de Chica da Silva.

De Diamantina, Álvaro Garnero segue de helicóptero para o Parque Nacional da Serra do Cipó mostrando imagens incríveis do sobrevoo sobre as cidades históricas mineiras situadas no trajeto. Na Serra do Cipó muita adrenalina, o apresentador pratica rapel na Pousada Grande Pedreira e tirolesa no Rio Cipó. Depois, mostra as belezas do Parque Estadual do Ibitipoca, com suas cachoeiras, bromélias, orquídeas, rochas penhascos e mais de 20 cavernas formadas em quartzito, um mineral raro no mundo.

A cidade de Maria da Fé, também é ponto de parada do programa. Na localidade de 15 mil habitantes, situada em plena Serra da Mantiqueira, o apresentador conhece artesãos do “Projeto Gente de Fibra” que produzem peças variadas feitas com a fibra da bananeira – artesanato típico da região. O roteiro de Álvaro Garnero termina em Itajubá, no Sul do Estado.

Fonte: Secretaria de Turismo de Minas Gerais

  
  

Publicado por em