Monte Verde – 7º Festival de Gastronomia apresenta novidades e programação gratuita

Considerado um dos mais importantes festivais de Minas Gerais, este ano terá como novidade a Casa da Gastronomia, espaço exclusivo a promover workshops, palestras e oficinas gratuitas que vão deliciar os presentes.

  
  

Entre os dias 01 e 17 de abril, o charmoso distrito de Monte Verde, localizado no Sul de Minas Gerais e aproximadamente 160 km da capital paulista, sediará a 7ª edição do Festival Gastronômico de Monte Verde, cujo tema será “Sabores de Minas”.

Delícias de Monte Verde
Delícias de Monte Verde

Casa da Gastronomia - importante conquista, tem como objetivo promover palestras e workshops para pessoas da região e outras cidades, assim como para turistas, capacitando quem atua no setor de restaurantes e hotelaria. Gratuitos e realizados na Casa da Gastronomia, está localizada na Avenida das Montanhas, 75.

Outra novidade do Festival deste ano foi a abertura com um jantar beneficente em prol do Canil de Camanducaia, no Restaurante Café Pinhão, de propriedade de Márcia Maria Röhsler. O jantar assinado pelos Chefs Ari Kespers, Sonia Kohen, Thiago Blanes e Cacio Souza proporcionou uma vasta degustação dos sabores de Minas, onde participaram autoridades locais, parceiros do evento e jornalista convidados.

Restaurante Café Pinhão

Cervejas Artesanais
Cervejas

Nos restaurantes, bares e bistrôs a culinária será inspirada no tema desta edição. Na programação ainda constam jantares com chefes convidados, além de atividades culturais, incluindo a tradicional ‘Sapecada’ que consiste na queima rústica do pinhão com as garras de araucária ao som de moda de viola.

Pratos do Festival - Trás os Montes Restaurante

Sucesso de público e crítica, o Festival Gastronômico de Monte Verde vem recebendo importantes prêmios ao longo das edições. Em 2015, por exemplo, recebeu o Prêmio Eduardo Frieiro, na “Semana de Gastronomia Mineira”, como um dos principais festivais de gastronomia de Minas Gerais.

Festival Gastronômico de Monte Verde
Festival Gastronômico de Monte Verde

“Nosso objetivo é promover a alta qualidade gastronômica encontrada em Monte Verde. Muitos dos ingredientes que usamos aqui são focados em produtos locais e orgânicos, cujo cultivo agride menos ao meio ambiente e valoriza a população no entorno do município”, afirma Sonia Kohen, curadora do Festival Gastronômico e chef do Villa Donna Bistrô.

Com realização da Associação Comercial de Monte Verde (ACMV), da Comissão Comunitária de Eventos e da Prefeitura Municipal de Camanducaia e com apresentação da Cia. Melhoramentos, o Festival Gastronômico de Monte Verde representa a fartura da culinária mineira, ressaltando os contrastes que a fazem uma das mais intrigantes e apreciadas do país, com a mistura do urbano e do rural, da capital e do interior e da casa grande e da senzala. Durante dezesseis dias, Monte Verde vai redescobrir Minas Gerais e mostrar que o ‘trem é bão demais da conta, uai’.


Monte Verde – MG

Monte Verde

Encravada nas montanhas a 1600 metros de altitude, com uma gastronomia excelente, ambiente sossegado e ar puro das montanhas, encontra-se um vilarejo acolhedor e com paisagens dignas de tirar o fôlego de qualquer que passe por lá.

O povoado surgiu por volta de 1938 e começou a ser habitado por um senhor proveniente da Letônia (antiga União Soviética), que se encantou com as paisagens que o fazia lembrar sua terra natal.
Comprou mais terras e mudou-se com sua família definitivamente para lá. Com o passar do tempo, amigos, familiares e conhecidos vindos de todas as partes da Europa - principalmente na época da guerra - iam-se instalando na região.
E assim surgia o Vilarejo de Monte Verde.

Estradas para Monte Verde

É só chegar o clima frio para que os turistas se deixem levar pelo romantismo e tranquilidade que Monte Verde proporciona. Junte à isso deliciosos Fondues, chocolates, cervejas famosas - e até artesanais - e excelentes vinhos e teremos a combinação perfeita. O distrito de Monte Verde - pertencente a Camanducaia (MG) – é muito mais do que um local para ser visitado no inverno.

Dispondo de uma infraestrutura que oferece um bom número de hotéis e pousadas confortáveis, Monte Verde também se destaca pela qualidade e diversidade de sua gastronomia. O turista tem à sua disposição uma rede de bons restaurantes, bistrôs aconchegantes e charmosos botecos, cantinas italianas, casas de chá e de chocolate. Além disso, é possível explorar locais como as trilhas que vão à Pedra Redonda, Pedra Partida, Chapéu do Bispo e praticar esportes como arvorismo, tirolesa, arco e flecha e andar de quadriciclos na Fazenda Radical.

Cerâmica e Artesanato
Paisagens de Monte Verde
Atrações de Monte Verde

Repleto de lugares lindos, Monte Verde é um distrito muito bem estruturado sem deixar o ar de vilarejo pequeno e acolhedor, seja pelas paisagens ou pelos habitantes, sempre hospitaleiros. No local é fácil fazer amizade com os moradores e andar à vontade por suas ruas tranquilas.

A folga dos comerciantes locais se dá no meio da semana (quarta-feira), já que aos sábados e domingos o turismo é mais movimentado. Outro atrativo de Monte Verde é a culinária, que tem um cardápio diferenciado com pitada de tempero mineiro.

Gastronomia

Para chegar ao vilarejo, o turista deve seguir pela rodovia Fernão Dias (BR-381) até a cidade de Camanducaia, utilizando a saída 918. Depois é só seguir cerca de 35 km acompanhando as placas de sinalização. .

Confira a Programação do Festival de Gastronomia:
30 de março – Abertura Festival
Jantar Beneficente em prol do Canil de Camanducaia
Restaurante Café Pinhão
01 de abril – Workshop Panificação Artesanal – Sergio Zocchio
(13h30/17h00) Casa da Gastronomia
02 de abril - Workshop Ari Kespers
(13h30/17h00) Casa da Gastronomia
03 de abril - Palestra harmonizada Mistral Verde – Sommelier Alexandre Levy
(13h30/17h00) Casa da Gastronomia
04 de abril - Oficina de Conscientização – Delicias Veganas - Patrícia Varella
(13h30/17h00) Casa da Gastronomia
Workshop harmonização de Cervejas – Rafael Santos Lima
(19h00/22h00) Casa da Gastronomia
05 de abril - Workshop Segredos de uma Banqueteira – Chef Monica Dajcz
(13h30/17h00) Casa da Gastronomia
06 de abril Workshop Cozinha sem Stress – Chef Allan Vila Espejo
(13h30/17h00) Casa da Gastronomia
07 de abril - Workshop Blog Limão com Alecrim – Juliana Gonçalves
(13h30/17h00) Casa da Gastronomia
08 de abril - Workshop Escola Festival de Brigadeiros – Chefe Breno Lerner
Escola da Melhoramentos
Workshop Cozinhando com Ervas Aromáticas – Fernando Amaral
(13h30/17h00) Casa da Gastronomia
09 de abril Workshop - Chef Monica Rangel
(10h00/13h00) Casa da Gastronomia
Workshop Tropeiros – Chef Breno Lerner
(14h00/17h00) Casa da Gastronomia
(21h00) Jantar Monica Rangel e Ari Kespers
Provence Bistrô
10 de abril Workshop Gastronomia Molecular - Chef AngelicaVitali
(10h00/13h00) Casa da Gastronomia
Quem comeu o meu pão de queijo que estava aqui – Chef Elzinha Nunes
Vamos Fazer Sorvete – Chef TalitaViza
(14h00/17h00) Casa da Gastronomia
11 de abril Workshop Viradinho de Banana – Case da Cidade de Cambuí
(13h30/17h00) Casa da Gastronomia
12 de abril - Workshop Arroz de Costelinha – Chef KrisNardini
(13h30/17h00) Casa da Gastronomia
13 de abril Workshop NakedCake – Xan Mesquita
10h00/13h00 Casa da Gastronomia
Workshop Doçura de Chocolate – Slvia Urias
(13h30/17h00) Casa da Gastronomia
Workshop Comida de Quintal – Chefs Sonia Kohen e Thiago Blanes
(19h00/22h00) Casa da Gastronomia
14 de abril Workshop Ervas Não Convencionais – Thiago Comenale
(13h30/17h00) Casa da Gastronomia
15 de abril Workshop Cozinhando com Geleias – Edmundo Garcia
(13h30/17h00) Casa da Gastronomia
16 de abril Oficina Receitas Históricas – Chef HeyttorBarsalini
(13h30/17h00) Casa da Gastronomia
20h30 Jantar Chefs Claudio Aliperti, Sonia Kohen e Thiago Blanes
Villa Donna Bistrô
17 de abril Encerramento Festival
Sapecada com moda de viola e paella mineira
18h00 Casa da Gastronomia
Programa sujeito a alterações

  
  

Publicado por em