Monumentos e belas praias fazem da Barra / BA local mágico

Águas da Baía de Todos os Santos e do Oceano Atlântico banham um dos bairros mais belos da cidade

  
  

A natureza exuberante associada a edificações históricas faz da Barra um bairro propício ao encontro de amigos e à contemplação. Nesse espaço que mistura bucolismo e urbanização, todos convivem harmoniosamente, ratificando o aspecto multicultural, preponderante da Cidade da Bahia. Não é à toa que a Barra é um dos locais indicados pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) e pela Empresa de Turismo da Bahia (Bahiatursa) para concorrer a um dos sete pontos mágicos do município. A escolha popular ocorre até o dia 25 de abril, no endereço eletrônico http://www.7pontosmagicosdesalvador.com.br/.

Localizada no extremo sul da capital, a Barra é cercada, de um lado, pelas águas tranquilas da Baía de Todos-os-Santos, na praia do Porto da Barra, e do outro, pelo Oceano Atlântico, na Praia do Farol. Entre os monumentos históricos estão os fortes de Santa Maria, São Diogo e Santo Antônio da Barra, além do Farol da Barra, um dos cartões-postais mais difundidos da cidade. O bairro também concentra uma variedade de bares e restaurantes, em cujos cardápios estão iguarias de vários locais do mundo. Ainda são atrativos o Museu Hidrográfico, o Instituto Mauá e a Igreja de Santo Antônio da Barra.

Um passeio entre o Porto e o Cristo de Ondina promove no transeunte um estado tão intenso de contemplação que por si só define o espaço como um ponto mágico. "Tudo acontece aqui, as praias, os monumentos, as festas... esse local é maravilhoso", comenta o turista de Angra dos Reis, Noberto José de Assis, 31. "É a primeira vez que venho a Salvador e não sei por que preferi ficar aqui na Barra. Deve ser por conta da magia", explica, enquanto fazia uma caminhada matinal pela Avenida Oceânica.

Para quem gosta de nadar, a qualquer hora do dia, e admirar o pôr-do-sol, não há melhor lugar que a praia do Porto da Barra. As águas transparentes da Baía de Todos-os-Santos e a visão panorâmica para a Ilha de Itaparica fazem do local um verdadeiro paraíso em meio ao espaço urbano, onde todas as tribos se encontram.

Fonte: Secretaria de Turismo de Salvador

  
  

Publicado por em