Movimento o ano inteiro

Iniciativas para combater a sazonalidade do turismo são estudadas em Gramado e Canela (RS) por empresários de vários estados

  
  

Famosas nacionalmente como roteiros turísticos de inverno, as cidades gaúchas de Gramado e Canela desencadearam uma série de ações que estão garantindo fluxo turístico o ano todo e servem de exemplo para outros destinos brasileiros que sofrem com a sazonalidade. Sob essa perspectiva, empresários de vários Estados brasileiros iniciam dia 26 (quinta-feira), um roteiro de visitas técnicas e atividades de vivência nas duas cidades. O objetivo é identificar e reproduzir ações que possam suavizar os impactos da sazonalidade do turismo em seus destinos. Eles participam da quarta etapa do programa Benchmarking em Turismo 2010 – Vivências Brasil, executado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) em parceria com o Sebrae, o Ministério do Turismo e a Embratur.

Até a próxima sexta-feira (27/08), os empresários terão reuniões com representantes de entidades responsáveis pelo turismo nas duas cidades e farão visitas técnicas a hotéis e pontos turísticos, entre eles a Pousada Don Ramon e o Le Jardin Parque de Lavanda, em Gramado, que, inspirado em parques da Europa e dos Estados Unidos, utiliza a lavanda como atrativo. O Le Jardin alia produção e comercialização da lavanda com a possibilidade de realizar eventos ambientados e aromatizados naturalmente, na maioria dos casos, casamentos.

Em Canela, um dos pontos turísticos visitados será o Parque Estadual do Caracol, uma Unidade de Conservação Ambiental e um dos destaques de Canela. O ícone maior do Parque é a Cachoeira do Caracol, formada a partir de um arroio que se precipita em queda livre numa altura de 131 metros.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em