MTur inicia campanha para estimular cadastramento no Cadastur

O Ministério do Turismo iniciou, na primeira semana de julho, uma campanha para incentivar as empresas prestadoras de serviços turísticos, como meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras, organizadoras de eventos,

  
  

O Ministério do Turismo iniciou, na primeira semana de julho, uma campanha para incentivar as empresas prestadoras de serviços turísticos, como meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras, organizadoras de eventos, parques temáticos, guias e bacharéis de turismo, a se inscreverem no Cadastur, sistema on-line de cadastramento.

Inicialmente, a campanha está sendo divulgada em nove estados: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná e Rio Grande do Sul. Até o dia 15 de agosto, a divulgação do Cadastur chegará em todo o país.

O Cadastur foi lançado em junho de 2006, durante o 2º Salão de Turismo – Roteiros do Brasil, e a campanha objetiva aumentar o número de cadastrados. De acordo com a diretora do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Tânia Brizolla, o Cadastur traz vários benefícios para as empresas.

"Fica muito mais fácil para um empresário do turismo participar de licitações e obter financiamento em bancos como Caixa Econômica e Banco do Brasil quando ele está no Cadastur. Afinal, o cadastro é um sinal decredibilidade, qualidade e segurança na prestação do serviço da atividade turística", disse.

Os dados dos prestadores de serviços turísticos no Cadastur devem ser atualizados a cada dois anos. Por isso, a campanha também orienta sobre essa necessidade.

"O MTur delega aos Órgãos Oficiais de Turismo nos Estados e Distrito Federal, as atribuições de cadastrar, classificar e fiscalizar os prestadores de serviços turísticos.

Contudo, as empresas devem se preocupar em manter suas informações atualizadas. Além disso, alguns dados do Cadastur migraram do antigo sistema, o Sarget (Sistema Automático de Gestão de Empresas de Turismo), e as empresas que entraram no Cadastur dessa forma devem atualizar o cadastro", explicou a diretora.

Fonte: Mercado e Eventos

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em

Ivanilson Ribeiro-BPS.

Ivanilson Ribeiro-BPS.

03/09/2010 22:56:27
O Turismo organizado,é um campo farto onde a ordenação é palavra chave,e está entre ordem e ação.Para um país rico em tudo,planejamento estratégico gera mudanças no campo da positividade.
Atenciosamente
Ivanilson Ribeiro
Guia Ivan
BPS

Ivanilson Ribeiro da Silva

Ivanilson Ribeiro da Silva

02/09/2010 09:45:39
Bom dia!
_Todas as propostas aqui descritas,são palpaveis.Porem,
O termo fiscalização,é uma voz muito baixa e pobre entre estes órgãos.Sou guia de turismo á 20 anos em BPS,e aquí, tudo se resume nessa bem dita fiscalização.
Sem ela, nada somos.Seja quais forem os seguimentos ao turismo.
Atenciosamente
Ivanilson Ribeiro
Ivan-Guia

Janilto -Juiz de Fora - MG

Janilto -Juiz de Fora - MG

20/01/2010 22:54:39
Concordo plenamente com essa iniciativa,sabemos que a fiscalização precisa agir e somente o profissional credenciado possa atuar. O trade turístico vai melhorar e todos serão recompensados. Janilto - Guia de Turismo - Juiz de Fora - MG.

Luiz Otávio da Trindade

Luiz Otávio da Trindade

05/09/2009 10:28:04
Bom Dia! Acho muito bom essa iniciativa, mas tambem sugiro mas fiscalização e cobrança por parte de todos que estão devidamente regularizado junto ao governo. Temos muitos picaretas atuando livremente, e com acesso livres nos atrativos turísticos. Sugiro que a cadastur, faça um projeto de norma, restringindo: transporte ilegal de turistas; impedimento do serviço de guia de turismo nos pontos turisticos; hote leiros e agentes de viagens indicar ou contratar serviços nao credenciados pela cadastur. Precisamos de maior fiscalização, preparando os policiais federais, estaduais e municipais para atentarem quanto a isso.
/bizuteturismo.blogspot.com/

Rosilene da costa freire

Rosilene da costa freire

09/06/2009 10:21:48
Acho excelente o cadastur. Tambem quero me cadastrar.