Municípios brasileiros melhoram desempenho no turismo

Estudo de Competitividade dos 65 destinos mostra que, nos últimos dois anos, país evoluiu nos indicadores pesquisados com destaque para as capitais

  
  

Os municípios brasileiros estão mais bem estruturados para receber turistas no país, conforme aponta o Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional – Relatório Brasil 2009. O levantamento, feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) a pedido do Ministério do Turismo (MTur) e do SEBRAE Nacional, será divulgado, daqui a pouco, pelo ministro Luiz Barretto, em Brasília (DF).

As capitais apresentaram os melhores resultados na comparação com a pesquisa divulgada em 2008. Em uma escala de 1 a 5, que mede o desempenho da localidade em cada uma das 13 dimensões pesquisadas com notas de 0 a 100, saltaram do nível 3 para o 4. Ou seja, atingiram “as condições adequadas para a atividade turística considerando o padrão mínimo de qualidade”. A média nacional e das “não capitais” mantiveram-se no nível 3 ou “em condição regularmente satisfatória”.

Municípios de todas as regiões do país, incluindo as 27 capitais, apresentaram melhorias na maioria dos quesitos avaliados. Houve queda em monitoramento e manutenção do mesmo indicador do ano passado em aspectos culturais. As demais dimensões são: Infraesturura Geral, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Marketing e Promoção, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Economia Local, Capacidade Empresarial, Aspectos Sociais, e Aspectos Ambientais.

O relatório 2009 é o segundo da série iniciada em 2007. Resulta da pesquisa de campo realizada pela FGV entre abril e outubro deste ano, quando os pesquisadores refizeram o caminho percorrido há dois anos.

O primeiro levantamento foi divulgado no ano passado, com dados apurados no final de 2007 e início de 2008. O documento representa o marco zero para medição do índice da competitividade dos 65 destinos.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em