Museu das Telecomunicações de Belo Horizonte acompanha as evoluções tecnológicas

Eles formam um a­cervo de mais de 200 aparelhos: os “pés de ferro”, os de parede da década de 1910, os modelos utilizados durante a II Guerra Mundial e os sem fio

  
  
Museu das Telecomunicações, em Belo Horizonte

Eles formam um a­cervo de mais de 200 aparelhos: os “pés de ferro”, os de parede da década de 1910, os modelos utilizados durante a II Guerra Mundial e os sem fio. Tudo isso pode ser visto no Museu das Telecomunicações, fundado em 1978 como Museu do Telefone, em Belo Horizonte. O objetivo é resgatar, preservar e divulgar a história da telefonia e seu desenvolvimento.

O museu foi inicialmente instalado em um prédio histórico da antiga Companhia Telefônica Brasileira, como parte das comemorações pelos 25 anos da então estatal Companhia de Telecomunicações de Minas Gerais (Telemig).

Em 1990, a instituição foi reestruturada e trans­ferida, a seguir, para a sede da Telemar, hoje Oi. O Museu do Telefone foi fechado em 2003. Em 2006, foi inaugurado no local, em um espaço refor­mulado e ampliado, o Museu das Telecomunicações.

Com 400 metros qua­drados, o museu possui várias salas e uma biblioteca com livros de arte e tecnologia com consulta gratuita (Biblio-tec). Além dos aparelhos de telefone e telex, o museu conta com equipamentos de última geração de som e imagem, guias interativos, telas de LCD e painéis, incluindo arranjos em tec­nologia 3D. O local dispõe, ainda, de seis horas de áudio e vídeo disponi­bilizados em telas e outros suportes.

O museu traz também uma linguagem inovadora: o hipertexto, que mostra camadas de informações su­perpostas em vídeos que se abrem em janelas de imagens e fotografias.

O Museu das Telecomunicações fica na avenida Afonso Pena, 4.001, bairro Mangabeiras, em Belo Horizonte. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 11h às 17h.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte

  
  

Publicado por em

Milena C.B.Dias

Milena C.B.Dias

29/10/2010 13:23:53
No dia 29/10/10 eu e a minha sala 23, fizemos um passeio até o MUSEU das TELECOMUNICAÇÕES, e todos nós gostamos muito do lugar principalmente da sala azul. Foi muito legal, eu afradeço por todos os funcionarios da OI-FUTURO.